Fisioterapia do Sono é tema de palestra na Univel

Em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta, os acadêmicos do curso aprenderam mais sobre os distúrbios do sono e como tratá-los

Fisioterapia do Sono foi o tema abordado com os acadêmicos do Centro Universitário de Cascavel - Univel em comemoração ao Dia do Fisioterapeuta. A Dra. Priscila Kalil Morelhão falou com os alunos dos turnos da manhã e noite sobre a importância de dormir bem, ressaltando como o sono é relevante tanto para o acadêmico, quanto para o profissional. “Dentro da Fisioterapia esse tema ainda é muito novo, e quanto mais cedo os estudantes souberem dos distúrbios do sono e como tratar, eles serão profissionais mais capacitados e capazes de melhorar a qualidade de vida do paciente”, ressalta a palestrante.

Os alunos também puderam aprender sobre as consequências de não dormir bem, esclarecerem dúvidas e conhecerem essa nova área da profissão. “É muito importante saber as aplicações que temos dentro da Fisioterapia, então todo conhecimento que vem a nós é essencial. Achei a palestra interessante, porque a falta ou excesso de sono atinge vários órgãos e sistemas do nosso corpo e precisamos saber disso, às vezes o paciente chega com um problema ou dor que pode ser o sono, e conseguimos resolver a partir desse conhecimento”, conta a acadêmica de Fisioterapia, Gabriela Sponchiado.

A importância do sono para os estudantes

A quantidade de sono varia para cada pessoa, alguns dormem 6h por noite e já se sentem muito bem, outros precisam de 8h ou até 10h, o importante é que cada um conheça seu organismo e respeite seus limites e necessidades. “Gastamos um terço da vida dormindo e o sono tem um impacto enorme quando não é de boa qualidade. É importante que o acadêmico saiba desde o início da graduação saber se condicionar, uma vez que a qualidade do sono está altamente associada com o risco de depressão, ansiedade e muitas vezes o baixo desempenho acadêmico”, explica a Dra. Priscila.

22.10.2019

Galeria de fotos

Alunos de Engenharia Mecânica da Univel visitam Usina Hidrelétrica de Salto Osório
Alunos de Odontologia da Univel visitam laboratório de prótese