Gastronomia da Univel promove confraternização no Abrigo São Vicente de Paulo

Os futuros gastrólogos promoveram uma tarde recreativa, com um divertido bingo, na entidade que completa 40 anos de atendimento para os idosos

Idosos do Abrigo São Vicente de Paulo, participaram de um Chá da tarde preparado pelos alunos do curso de Gastronomia do Centro Universitário de Cascavel-UNIVEL. Além do lanche, os acadêmicos fizeram atividades recreativas, como o Bingo, com a distribuição de prêmios. Para a compra dos produtos, os alunos de Gastronomia usaram o valor que foi arrecadado com a venda de pizzas feitas por eles.

A turma preparou um café colonial com a orientação da nutricionista do abrigo, eles serviram torta de frango, torta de legumes, geléias caseiras, bolo de chocolate com cenoura, bolo sem lactose, e uma variedade de frutas. A acadêmica de Gastronomia, Franciani Mizuki, explica que tudo foi feito pensando nas restrições alimentares dos idosos,"Para o preparo das comidas, nós usamos produtos naturais, sem conservantes e com farinha integral; nós nos preocupamos com a dieta alimentar deles", ressalta.

Para Franciani, o bingo foi o momento mais esperado para os idosos do abrigo, entre os prêmios, foram sorteados produtos de higiene pessoal, maquiagem e uma bolsa, "Foi muito legal ver a disputa pela bolsa marrom, eles adoraram o bingo, pediram para que nós voltássemos mais vezes e isso foi gratificante", explica. "Durante a tarde que passamos com os idosos, nos sentimos muito felizes e acreditamos que eles também se sentiram muito prestigiados", Everton  Beleski, estudante de Gatronomia.

Desde 1977, quando foi fundado, que o Abrigo São Vicente de Paulo acolhe idosos que estão em situação de vulnerabilidade social. Além das irmãs Marcelinas, que são responsáveis pelo espaço, tem uma equipe com assistente social, enfermeiras, fisioterapeutas e nutricionista, que trabalham no local. O abrigo atende 40 pessoas e é mantido com o convênio do município e com as doações feitas pela comunidade, pensando nisso, o curso de Gastronomia da Univel escolheu a casa para realizar o projeto. Para a estudante Franciani, os idosos têm muito para ensinar com as experiências vivenciadas por eles, "Eles são amorosos, foi muito divertido para nós e para eles, foi um dia especial, que além de ser uma troca de experiência, nos proporcionou um grande aprendizado".

17.11.2017

Curso de Artes da Univel tem nota máxima no MEC