Intervenção Urbana na Univel

Nos dias 28 e 29 de junho, as turmas A e B do 5º semestre de Artes da Univel desenvolveram uma atividade de Intervenção Urbana nos banheiros da faculdade. O objetivo é brincar com a imaginação dos acadêmicos dentro de um ambiente considerado particular. Foram aplicadas imagens com a técnica de stencil, onde o desenho é recortado do papel e aplicado com tinta spray sobre adesivo PVC.

A pesquisa e a escolha dos desenhos feitos foram escolhidas de maneira coletiva, na disciplina de Prática de Gravura, ministrada pelo professor Antônio Carlos Machado. “Este projeto promove a experiência do aluno entender a arte contemporânea e como ela vai para o espaço urbano. A relação da arte com o sujeito, ele como elemento transformador e a caracterização do que é e o que não é autorizado no grafite”, explica o professor.

Intervenção Urbana é o nome usado para caracterizar uma das mais recentes manifestações de Artes Visuais. Leva a gravura do ateliê para ambientes comuns, recriando as paisagens do cotidiano e brincando com o imaginário das pessoas. “É o primeiro projeto que a gente faz de intervenção na faculdade e como é o último ano, dá um potencial maior pra gente, porque já passamos por toda a construção de como que é este processo da arte”, explica a acadêmica Tais Fernanda Martins.

Aprender como é feito este projeto, na prática, torna o aprendizado ainda mais eficaz. “É uma conquista não só para minha formação acadêmica, mas para minha formação humana, onde eu posso mostrar o que eu aprendi durante o curso, demonstrar minhas expressões e ter um pouco de liberdade”, explica o acadêmico Nathan Parteka.

03.07.2017

Tecnologia e empreendedorismo: alunos de administração criam projetos de startups
Professores da Univel têm artigo publicado em revista