Jornada de Gastronomia proporciona novos aprendizados para os alunos do último ano do curso

O evento abordou, em aulas teórico-práticas, temas como Cozinha Irlandesa, América do Sul, Harmonização e Confeitaria

Uma semana intensa com muitos conhecimentos novos, a Jornada de Gastronomia foi essencial para os alunos do último ano do curso de Gastronomia, dos turnos da manhã e noite. “O evento foi focado em trazer egressos da Univel que são destaques lá fora, servindo de estímulo aos alunos, que puderam ver que exemplos de alunos formados pela Univel que hoje são profissionais bem sucedidos na Gastronomia”, contou a Coordenadora do curso de Gastronomia, Raquel Goreti Eckert Dreher.

No primeiro dia do evento (19), o fórum “Produção Local - Uma tendência mundial” deu lugar aos profissionais Rosane Radecki, do restaurante Girassol, Marson Warpechowski, docente na UFPR (Universidade Federal do Paraná), Flavia Soni Rogoski, do Restaurante Bon Vivant e Jorge Mariano, da Padaria artesanal Maçã. “Estamos em uma país com uma diversidade enorme.  Com o processo de industrialização, perdemos o contato com o produtor local e hoje em dia você vai para uma cozinha de restaurante e não sabe de onde vem os produtos. Saber de onde vem, como foi produzido, aumenta a qualidade dentro da cozinha, além de remunerar aquele produtor que está se esforçando para fazer um produto de melhor qualidade”, explicou Jorge Mariano.

No segundo dia (20), durante a manhã, os alunos tiveram uma aula, que uniu teoria a prática, de Cozinha Irlandesa com o egresso do Centro Universitário de Cascavel - Univel, Renato Nascimento. Durante a tarde, o workshop “Harmonização de Sobremesas”, com o profissional Wagner Gabbardo, ofereceu aos alunos uma experiência única. “A jornada foi gratificante. Na cozinha, pudemos relembrar o que aprendemos, mas com outra abordagem”, contou a aluna do último ano de Gastronomia, Franciane Miduki.

O restante da semana contou com diversos cursos teórico-práticos. Na quinta-feira, Renato Nascimento voltou com o tema “Cozinha da América do Sul”. “Fizemos seis preparações diferentes, entre entradas, pratos principais e sobremesas, dando embasamento teórico para cada prato. Escolhi seis países da América do Sul para abordar, Chile, Peru, Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela”, explicou Renato. A estudante Mônica Mussoi concluiu que a Jornada foi uma chance de aprender a fazer as preparações com métodos diferentes. “O professor contou um pouco da história de cada região e prato, o que se come, o que é mais típico e o que eles produzem, além de como a receita foi elaborada e modificada. Já temos uma base, mas essa é mais uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e fazer preparações com métodos diferentes”, esclareceu Mônica.

Finalizando a semana, o egresso da primeira turma de Gastronomia da Univel, Geovani Trindade, realizou a “Viagem pelo mundo das sobremesas”. “Trazendo as receitas tradicionais de cada lugar do mundo, tive como objetivo levar o olhar dos alunos para a confeitaria. Muitos querem ser chefs, ir para a cozinha quente, contemporânea, moderna, e a confeitaria eles já deixam um pouco de lado, porque acham muito difícil. Porém o mercado é amplo, então eu quis despertar o gosto deles pela confeitaria”, explicou Geovani.

30.11.2018

Projeto Televisando da GRPCOM conta com participação dos alunos da Univel