Livro Anjos do Bem é lançado no Centro Universitário de Cascavel Univel

Durante o lançamento do livro Anjos do Bem "Jardim de memórias", do Hospital da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan), que aconteceu no Centro Universitário de Cascavel Univel, na noite de quarta-feira (20), estiveram presentes os escritores da obra, que entre crianças e adolescentes, são 96 guerreiros que lutam contra o câncer. Para receber esses vencedores, o curso de Gastronomia preparou um coquetel, que foi servido antes e depois do lançamento da obra. A coordenadora do curso de Gastronomia fala da paixão que tem pelo trabalho realizado pelo hospital Uopeccan, "Não tem nada melhor que ver o rosto deles, é incrível poder participar, eles merecem tudo que a gente puder fazer; eles são inspirações na nossa vida", ressalta.

O projeto existe há quatro anos no hospital Uopeccan, que é referência no combate ao câncer. Foram impressos mil exemplares e nas 180 páginas, os pacientes da ala de oncologia pediátrica contam temas livres e as experiências de quando receberam o diagnóstico e de como é o tratamento. Segundo o paciente e escritor, Nathan de Oliveira, de 11 anos, que trata uma leucemia faz três anos, fazer parte do livro, fez diferença na vida dele porque ajuda no tratamento, "A gente está na cama triste e fica feliz só de lembrar que tem que escrever o livro, eu penso que quando as pessoas abrirem na minha página, que é a 163, elas vão se sentir motivadas a ter sempre foco, fé e força". Para Patrícia Ostrufka, mãe da paciente Maria Vitória, de 11 meses, que foi diagnosticada com um neuroblastoma aos três meses de vida, é graças ao tratamento que é feito no hospital do câncer de Cascavel que a criança está viva, "Os médicos fizeram uma cirurgia para a retirada do tumor faz um mês e foi um sucesso. Agora é uma batalha que segue, mas, já temos uma vitória", conclui. Jhulia Milioransa, de 18 anos, que descobriu uma leucemia dois dias antes de fazer 15 anos, e passou por um transplante de medula, tendo a irmã mais nova como doadora, conta que a cada nova edição do livro que ela participa, ela se sente realizada porque leva esperança, "É gratificante fazer parte deste projeto, eu vejo que as crianças se sentem importantes e eu me sinto feliz em contar a minha história para levar motivação para quem precisa".

Mais de 100 crianças e adolescentes estão em tratamento no hospital Uopeccan e de acordo com a gerente de assuntos institucionais do hospital, Kelyn Aires, para o câncer infanto-juvenil não existe prevenção, os sinais e os sintomas devem estar em alerta para ajudar no tratamento, "Quando as crianças chegam com antecedência a chance de cura é maior". Ela fala sobre o trabalho de diagnóstico precoce que vem sendo feito há nove anos, capacitando profissionais nas unidades de saúde, "A chance de cura, que em 2008 era de 55%, aumentou para 85%, isto é uma vitória".

A arrecadação da venda dos livros será direcionada para o tratamento das crianças e adolescentes com câncer. Para comprar o livro é só ir até o Bazar que é realizado na frente da casa de Apoio do hospital Uopeccan ou entrar em contato no e-mail kelyn.aires@uopeccan.org.br. A obra está sendo vendida a R$30.

22.09.2017

Professor de Artes doa quadro para o Centro Universitário de Cascavel Univel