Mário Gazin, empreendedor de sucesso na Univel

Com o tema "O diferencial no negócio ", o empreendedor Mário Gazin, apresentou uma palestra para acadêmicos do curso de Administração, do Centro Universitário de Cascavel - UNIVEL. No evento, ele mostrou dados, como por exemplo o faturamento da empresa que é de 3,3 bilhões por ano. Valores, que colocam o empreendedor em uma posição empresarial de sucesso. Para seu Mário, que está com 80 anos, estes números são reflexo do trabalho, que para ele começou muito cedo, "Eu morava no interior, na roça mesmo e aos 10 anos consegui meu primeiro emprego na cidade, em uma sapataria, mas, para não ter mais que colocar meia sola eu aprendi a fazer sapato". Ele conta ainda que naquela época, já pensava em ter uma renda extra, "Eu senti a necessidade de ganhar mais, e para isso, fui fazer extra em uma padaria, lá, eu trabalhava em troca da minha janta e quando o padeiro saiu eu virei chefe", ressalta.

Mário Gazin explica que a mentalidade do empreendedor deve ser de que a oportunidade não tem hora, e que tem que estar preparado para quando ela chegar, lembrando, que só quem trabalha muito é que faz a diferença, "Tem que pensar grande, deixar de ser empregado e ser patrão, mas, tem que ter em mente que patrão não tem 13º, não tem férias, não tem hora; se quiser evoluir, tem que ser assim", ressalta. Foi nesta linha de empreendedor que ele fundou a empresa Gazin, que tem sede própria em Douradina, Paraná, emprega 7,5 mil funcionários nos 336 negócios, sendo deste total 255 lojas, além da fábrica de colchões, postos de combustível e consórcio.

Para quem pensa em ter o próprio negócio, ele dá dicas, como por exemplo, que a única coisa certa de uma empresa é a despesa e que um negócio deve ser criado para dar lucro e não para realizar os sonhos do empreendedor, "Se a minha empresa não der lucro, ela vai falir, vender sem lucro jamais, tudo que você faz tem que ter lucro", conclui. Outra dica, é de estar sempre perto de quem sabe, de quem tem conhecimento, "Sempre quem ensina, está um passo à frente". Economizar é também um caminho para o sucesso, segundo Mário Gazin, quem trabalha, tem que ter uma poupança de 10% do que ganha e ter uma reserva equivalente a no mínimo seis meses de salário, para caso fique desempregado, "Uma vez, deixei de contratar uma moça porque na entrevista ela me disse que não tinha dinheiro guardado. Se ela não sabe guardar o dinheiro dela, não pode cuidar do meu dinheiro.

De acordo com o professor, Nilson dos Santos Dias, o empresário é um empreendedor que tem se destacado cada vez mais, e ele trouxe para os alunos da Univel a história dele, que serve de exemplo na vida empresarial e pessoal, "Nós estamos formando alunos para esse cenário, e ele que tem uma posição de destaque trouxe para nossos universitários a informação que eles precisam", comenta. Segundo a acadêmica Andrea Ribeiro, a palestra com Mário Gazin mostra a realidade de um empresário de sucesso, "Ele usou palavras simples, mas, que vem de encontro com o que estamos aprendendo na teoria; conhecer a vida pessoal e empresarial dele é um privilégio".

17.10.2017

Grupo do projeto GerAção faz festa para crianças na Univel