Mercado Internacional e Oportunidades de Investimentos é tema de Seminário na Univel

Acadêmicos da Univel, dos cursos de Engenharia de Produção, Gestão Comercial, Logística, Processos Gerenciais e Administração, participaram do I Seminário sobre “Mercado Internacional e Oportunidades de Investimentos”. O evento, aconteceu em uma parceria da instituição com o Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), por meio da Câmara Técnica de Negócios Internacionais e da sua Seccional de Cascavel.

O palestrante Heroldo Secco Junior, falou sobre "Contratos Comerciais Internacionais", ele explicou que para importar e exportar é importante conhecer o produto, saber primeiro se pode ou não ser exportado, quem está aprendendo deve buscar conhecimento com profissionais que tem experiência no mercado e saber se precisa ou não passar por controles como Ministério da Agricultura, Anvisa, Polícia Federal, Exército, entre outros. A área do mercado internacional é vasta, exige desde a classificação fiscal de um produto até o planejamento de como fazer o embarque.

De acordo com o palestrante Marcelo José Cardozo Dias, que abordou o tema “Paraná+Exportação: O administrador como agente de Negócios Internacionais”, existem três operações importantes, que exigem domínio, que são a Convenção de Viena das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias (CISG), o Instituto Internacional para a Unificação do Direito Privado (UNIDROIT) e a Câmara de Comércio Internacional (CCI), quando um exportador está em uma feira internacional ele precisa ter conhecimento da legislação aduaneira do Brasil e ter entendimento da legislação do país de origem ou de destino, “Tanto para quem compra, como para quem vende, se não seguir as normas, pode gerar atraso na entrega, custos logísticos na armazenagem e multa. Sem o conhecimento das regras que regem a exportação e a importação, a empresa se expõe a riscos elevados”, ressalta.

O palestrante Luiz Renato Hauly, fez uma apresentação sobre a Fomento Paraná, que fornece apoio financeiro para pequenas e médias empresas e para micro e pequenos empreendedores, “As linhas de crédito vão de R$ 20 mil até R$ 20 milhões, são tanto para empreendedores da cidade como do campo; o que queremos é impulsionar os negócios”. As regras para ter os recursos de financiamento estão disponíveis no site www.fomento.pr.gov.br.

28.08.2017

Criação Artística na Univel para os alunos do Wilson Joffre