Mostra de Cozinha Brasileira desperta a criatividade nos alunos de Gastronomia

Mostra de Cozinha Brasileira desperta a criatividade nos alunos de Gastronomia

Mostra de Cozinha Brasileira desperta a criatividade nos alunos de Gastronomia

 

Os acadêmicos decoraram a mesa, prepararam comidas diferentes, que foram pensadas de acordo com o tema e foram avaliados por profissionais e professores da área

A Mostra de Cozinha Brasileira do 3º semestre de Gastronomia do Centro Universitário de Cascavel - Univel foi uma grande experiência para os alunos do curso, que desenvolveram mesas temáticas das regiões do Brasil,  com entrada, prato principal e sobremesa, além de uma decoração elaborada. “Cada equipe ganhou um tema por meio de sorteio, em que estavam os estados do Brasil e os temas da nossa disciplina, que foram trabalhados durante o semestre. Os alunos tiveram que pensar no todo, ambientação do espaço, de que forma vão apresentar, a porção direcionada para apenas uma pessoa, os processos, técnicas, finalização, embelezamento de prato”, explicou o Professor André Luiz Zampier, que desenvolveu a atividade na disciplina de Cozinha Brasileira e Regional.

Os alunos foram avaliados pelos professores da Univel e por egressos do curso que vieram participar. “É um prazer muito grande vir aqui, foi onde eu aprendi, já passei por isso e é um momento importante, queremos acertar como profissionais. Então é muito bom estar do outro lado hoje, vendo como eles estão se saindo”, conta a egressa de Gastronomia, Andreia Beal. 

O professor André ainda explica que a avaliação feita pelos professores foi um pouco mais criteriosa, em que diversos aspectos foram observados. “Junto aos professores Éric Velazquez e Gabriela Guedes, avaliamos todo o processo da comida, textura, temperatura, sabor, organização, conhecimento da matéria, ambientação, postura na cozinha, além da doma, se a barba dos meninos estava feita e as unhas das meninas sem pintar, tudo isso é comum no processo do dia a dia e eles tiveram que replicar aqui”, conta. 

Desenvolvendo receitas diferentes relacionadas ao tema, os alunos usaram a criatividade e várias técnicas. “Apesar das dificuldade, valeu a pena, deu tudo certo e a experiência que tiramos daqui, vamos levar para a vida”, conta a aluna de Gastronomia Leticia Broetto. “A montagem, a combinação, decoração, deixar tudo certinho é bem complicado, mas foi muito bom fazer esse tipo de evento, é um preparatório para o TCC”, conclui a acadêmica Maila Lauana Costa Melo.

Vários visitantes e profissionais da área prestigiaram o evento, como o dono dos restaurantes Paiollo e Cantina das Artes, Marcus Vinicius Dalavechia, que achou interessante saber o que os estudantes estão preparando. “Fiquei muito feliz com o convite, é importante para nós, profissionais da área, conhecer as produções e os estudantes. A temática é muito bacana, a questão da regionalidade, trabalhar com as nossas origens e a escolha dos pratos”, ressalta Marcos. 

Por: Núcleo de Comunicação 

12.07.2019

Galeria de fotos

Alunos de Artes realizam intervenção urbana na Univel
Prova prática desafia estudantes de Educação Física