Núcleo de Prática Jurídica da Univel inicia parceria em favor de pessoas idosas

Parceria é realizada entre o Núcleo de Prática Jurídica da Univel, Prefeitura de Cascavel, Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS e Ministério Público

Com o propósito de desenvolver atividade social e profissional entre os acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário de Cascavel - Univel, foi formalizada a parceria que visa à promoção de demandas de alimentos e interdição em favor de pessoas idosas, que estão sendo acompanhadas pelo município de Cascavel e necessitam de assistência jurídica nesse sentido.

A assinatura do termo de cooperação foi realizada dia 28 de março, no auditório da prefeitura e contou com a participação do Conselho Regional do Idoso. “Essa parceria torna-se muito importante para a Univel e nossos alunos, tendo em vista que amplia a frequência com qual os discentes realizam o estágio prático supervisionado na instituição, para que possam atender casos que envolvam os direitos dos idosos, experimentando na prática a resolução de conflitos envolvendo essas problemáticas. Além de auxiliar a população do nosso município nessas questões com a cidadania e o respeito aos direitos na terceira idade”, fundamenta a Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da Univel, Caroline Buosi Velasco.

Núcleo de Prática Jurídica

A importância da parceria também tem como objetivo proporcionar ao acadêmico do curso de Direito, a participação em situações concretas da praxe jurídica e complementação do processo acadêmico, mediante a orientação do Núcleo de Prática Jurídica. “Nós desenvolvemos todo um trabalho pedagógico com os alunos dentro da disciplina do estágio supervisionado, por isso a importância dessas demandas para que os alunos desenvolvam sua capacidade profissional. A atividade permite que eles tenham contato com esses casos para talvez no futuro atuarem na área específica”, explica a Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, Clarissa Alende Sgarioni.

Além de contribuírem com a sociedade, os acadêmicos terão a oportunidade de colocarem seus conhecimentos em prática.Os acadêmicos estarão atendendo na prática o público encaminhado para o NPJ da Univel, compartilhando seus conhecimentos para auxiliá-los na resolução do conflito que estão enfrentando. Além de aliarem a teoria com a prática, poderão se aprofundar em questões processuais e experenciar a concretização e efetivação dos direitos dos idosos, tornando assim nossos alunos mais comprometidos e sensíveis aos desafios da nossa comunidade atual”, considera a Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da Univel, Caroline Buosi Velasco.

Para o Secretário de Assistência Social de Cascavel, Hudson Marques Moreski Júnior, a parceria entre órgãos de várias esferas é significativa. “É um passo muito importante, hoje estamos definindo como será o fluxo dos atendimentos e também criando uma comissão de avaliação de casos individualizados, onde se faz necessário o envolvimento de toda a rede para que se tenha uma condição maior de acertos. Quero agradecer o apoio que a Univel tem disponibilizado ao município, não só nessa parceria através do atendimento jurídico, mas também em outras atividades. Parcerias assim são essenciais para a prestação de um atendimento eficaz a nossa população”, finaliza Hudson.

04.04.2018

Fazenda Escola da Univel tem primeira aula prática