Professor da Univel conclui Mestrado na área de Tecnologias Computacionais para o Agronegócio

Vinicius Tessele, concluiu o Mestrado e apresentou o artigo na 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, em Belém do Pará

O Professor da Univel Vinicius Tessele concluiu mais uma etapa nos seus estudos, o Mestrado em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio, que trouxe experiências incríveis. “O programa surgiu para atender a demanda regional. Por se tratar de uma região agrícola com capacidade de desenvolver e aplicar tecnologias computacionais para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para às áreas agrícola e agroindustrial”, conta Vinicius.

Abordando a “Aplicação de algoritmo bio inspirado para refinamento de recomendação de adubação para área específica”, o Professor utilizou a técnica derivada da IA conhecida como Sistemas Imunológicos Artificiais (SIA), para contribuir com o aumento da produtividade e lucratividade na agricultura. “A aplicação deste algoritmo tem por objetivo verificar a sua aderência e apresentar a recomendação de adubação com maior vantagem financeira e produtiva. Para isso, foram realizados experimentos com o cultivo de alfaces, que foi escolhido por ser uma cultura rápida, assim possibilitando um maior número de repetições do algoritmo”, explicou o Professor Vinicius.

O artigo ainda foi apresentado na 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, a SOEA, em Belém do Pará. Utilizando o título “Sistema Imunológico Artificial para recomendação de adubação aplicada em experimento com alfaces”, Vinicius apresentou os resultados dos estudos. Atuando com desenvolvimento de aplicações voltadas a área agrícola, o Mestrado acrescentou muito, mas agora, o objetivo do Professor é futuramente ingressar em um doutorado na área de TI (Tecnologia da Informação).

12.09.2018

CITIC 2018 traz novidades e muita informação aos acadêmicos da Univel