Professor da Univel escreve livro sobre a marca como influência no mercado de agronegócio

Você já parou para pensar que nós compramos chiclete e não goma de mascar? Quantos outros produtos do mercado nós identificamos pela marca? Isto acontece porque quando compra de outra marca. Elas buscam fixar não apenas a logo, mas os ideais e valores da marca no coração do consumidor.

O nome da atividade que envolve o marketing de uma empresa é Branding, uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento da marca, que além de lidar com o consumidor final, também precisa estudar o conceito business to business (B2B), que é o relacionamento de empresa para empresa. Este que é fundamental para o crescimento, pois são raros os casos que compramos diretamente do produtor, mas sim no varejo.

Se para o consumidor final existe uma diferença entre uma marca ou outra, para a empresa que vai vender o produto também tem. E é neste meio que o professor da Univel, Sergio Brum, escreveu o livro “Imagem de marca corporativa: Influência no mercado B2B”, que mostrou a relação das marcas no mercado entre fornecedores e varejistas.

A pesquisa foi delimitada a partir de dois grupos de empresas fornecedoras de alimentos: Cooperativas Agroindustriais do Estado do Paraná e Indústrias de alimentos, o foco foram essas empresas porque a “preocupação foi trabalhar a imagem de marca corporativa, e não do produto”. O foco no mercado B2B se deu devido a falta de pesquisas na área, segundo o Professor Sérgio Brum “B2B ´é pouco conhecido, e é por isto mesmo que precisa ser trabalhado”.

A pesquisa buscou caracterizar e compreender as reações dos compradores diante de imagem de marca destes fornecedores. Foram identificados pontos de relevância que podem influenciar na compra e satisfação dos varejistas. Quando se trata do mercado B2B, na pesquisa elaborada pelo professor Sergio Brum “elas têm a mesma medida em relação a percepção do varejista”.  A pesquisa contou com avaliações de doutores e mestres de todo o Paraná nas áreas de administração, marketing e publicidade, e hoje pode servir de base para delinear estratégias de marketing e desenvolvimento de marca para diferentes empresas.

Projeto Gestão Estratégica do Primeiro Emprego encaminha alunos ao mercado de trabalho
Coordenadora de Direito da Univel recebe nota máxima em Doutorado pela PUC-SP