Professor da Univel tem artigo publicado na mais importante revista científica sobre a produção de organismos aquáticos

Professor da Univel tem artigo publicado na mais importante revista científica sobre a produção de organismos aquáticos

Professor da Univel tem artigo publicado na mais importante revista científica sobre a produção de organismos aquáticos

 

O professor de Medicina Veterinária, Edvaldo Geraldo Junior teve seu artigo publicado na revista científica Aquaculture Research 

A publicação de artigo é importante para todas as áreas do conhecimento, principalmente quando se trata de revistas renomadas, afinal não é nada fácil ter um artigo aceito, são anos de estudo, pesquisa, compilação de dados e dedicação. Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Univel, Paulo Tadeu Figueira, esse acontecimento é motivo de celebração e incentiva os acadêmicos. “Para mim é um motivo de orgulho e satisfação, demonstrando, principalmente aos alunos, que nós brasileiros somos capazes de produzir ciência de qualidade e resultado, promovendo o desenvolvimento e melhora da qualidade vida da nossa nação”, ressalta Paulo.  

A publicação do professor de Medicina Veterinária, Edvaldo Geraldo Junior, em uma importante revista científica sobre a produção de organismos aquáticos, Aquaculture Research, se trata da pesquisa realizada acerca dos resultados obtidos com a pesquisa de como a higienização e assepsia dos peixes, antes e durante a coleta dos espermatozoides e óvulos e como isso afeta o processo de reprodução. “Realizamos a pesquisa durante a época de reprodução dos peixes nativos, como Dourado, Pacu, Pintado e Jundiá (Rhamdia Quelen) que foi usado nesse estudo e também é muito encontrado em nossa região. Fizemos todo processo de Hipofisação e antes de coletar nós limpamos e fazíamos a assepsia, para depois colher os espermatozoides e óvulos. Depois de todo processo de higienização foi verificado que houve aumento na taxa de fertilidade”, explica Edvaldo. 

A pesquisa trouxe dados e resultados importantes para a piscicultura, área na qual ainda possui poucos dados sobre reprodução dos peixes. Além de fornecer parâmetros e procedimentos que vão melhorar o processo de reprodução, a publicação deste artigo é uma forma de incentivar os acadêmicos a realizar e publicar pesquisas e claro, aprofundar seus conhecimentos sobre temas relevantes.

“Para a Univel, publicações científicas por parte dos docentes são formas de nos mantermos atualizados, dentro da área de cada professor, e transmitindo esse conhecimento para os nossos alunos, contribuindo para a formação de excelentes profissionais para o mercado de trabalho”, conclui Paulo. 

Por: Núcleo de Comunicação

07.04.2021

Lançamento de livro e reflexões do momento atual fizeram parte da Aula Magna do curso de Psicologia da Univel
Educação no campo é tema de palestra para alunos de Pedagogia da Univel