Programação e Eletrônica: Acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Univel desenvolvem projetos e programas

A atividade teve como propósito incentivar o espírito empreendedor e aguçar a curiosidade sobre o mundo da eletrônica e a programação

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção do Centro Universitário de Cascavel - Univel, desenvolveram projetos e programas durante a disciplina de Modelagem e Prototipagem. A disciplina tem como objetivo a inserção dos acadêmicos tanto na programação quanto na eletrônica. A utilização do arduino para elaborar projetos e dispositivos baratos, capazes de desempenhar grandes funcionalidades de fácil programação e acessível aos estudantes e projetistas amadores.

De acordo com o professor responsável pela disciplina, Edward Junior Galina, o campo da eletrônica abrange muitos processos, desde os circuitos internos de alguns equipamentos, até os grandes e complexos. “O ensino de programação e a eletrônica é importante porque estimula a criatividade, a autonomia e desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas, além de estimular o trabalho em equipe, habilidades muito valorizadas na atualidade. Aprender a programar e projetar é ter nas mãos o "poder" de melhorar ou facilitar a vida das pessoas, por meio da criação de softwares e aplicativos que possam resolver problemas reais da sociedade e tornar o mundo um lugar melhor para se viver”, ressalta Edward.

Os acadêmicos após terem a introdução de eletrônica básica e Arduino, foram estimulados a criarem individual ou equipes uma empresa e desenvolver um projeto que resolva um problema que os mesmos vivenciem, aplicando todo o conhecimento obtido durante as disciplinas.

Para o acadêmico Gelson Waldomiro Ferreira, que desenvolveu o projeto com o acadêmico Adrian Matheus Xavier, a atividade proposta foi um desafio e oportunizou conhecer os desafios que um engenheiro passa durante o cotidiano de sua profissão.

“A princípio, decidimos optar por um projeto em que, realmente fosse um desafio, até porque teríamos apenas 45 dias para realizá-lo. Ao escolher montar um Impressora 3D do zero, somente com informações da internet e nada mais, acredito que desenvolvemos bem a parte de pesquisa, pesquisamos bastante sobre, até que chegamos em um objetivo, agora com os objetivos traçados, conseguimos montar uma estrutura, algumas peças foram compradas e outras criadas bem como reaproveitadas de outras coisas. Ao finalizar por completo a estrutura da impressora 3D partimos para a programação, a qual nos desafiou, já que existiam várias formas de se chegar ao mesmo resultado. Muitos caminhos foram utilizados, para que pudéssemos testar e aprender mais os limites não só da programação, como de sua inserção em um projeto físico próprio. Acredito que assim será, a vida de um engenheiro, passando sempre por desafios”, explica Gelson.

De acordo com o acadêmico do curso de Engenharia Mecânica, Guilherme O. Vaismann Thives, que desenvolveu o projeto Robô Aspirador De Pó - JK 693 (Denominação Aleatória) juntamente com o acadêmico Guilherme Antikievicz, o trabalho proposto pelo professor foi uma oportunidade de superar desafios e desenvolver novas habilidades, que são de grande importância para a futura profissão.

“Pensamos em várias possibilidades e pesquisamos em vários meios, inclusive junto a família, concluímos que seria interessante a fabricação de um robô aspirador de pó, com o objetivo de construir algo útil, que fosse possível usá-lo em trabalhos de limpeza simples gerando um custo X benefício de baixo valor. Superamos muitas dificuldades relacionadas ao projeto, entre elas, a tomada de decisões a respeito de quais materiais atenderiam melhor nossas expectativas”, conta Guilherme Thives.

Para o professor Edward Junior Galina, “os trabalhos são muito satisfatórios, pois, os alunos não são avaliados apenas na apresentação final e sim durante o processo, onde acontece a construção e busca do conhecimento”.

O objetivo da atividade foi desenvolver o espírito empreendedor dos acadêmicos e aguçar a curiosidade sobre o mundo da eletrônica e a programação. Para o acadêmico Guilherme Thives, desenvolver e concluir o projeto também trouxe o sentimento de dever cumprido e a vontade de evoluir ainda mais durante a graduação.

“Ao finalizarmos o projeto e verificarmos a sua funcionalidade fica o sentimento de dever cumprido e a certeza de que são extremamente necessárias ações como essa para que possamos evoluir no curso e na nossa futura profissão, uma vez que, a engenharia deve sempre buscar melhorias que atendam a vida de uma forma geral com vistas a preservação do meio em que a sociedade se apresenta”, declara Guilherme.

Os acadêmicos de Engenharia Mecânica Jean Castro e Otávio Schneider, desenvolveram o projeto Porta Frigorífica Automática, utilizando um modelo de porta automática existente no mercado, que opera na posição vertical, acionada atualmente por um sistema de automação de valor mais elevado, que utiliza microcontrolador CLP (Controlador Lógico Programável) auxiliado por relês de interface, comparando-a com a automação desenvolvida. A intenção do projeto foi reduzir esse custo para melhorar o valor final de a venda da porta, tornando-a mais competitiva perante a outros concorrentes

"O desenvolvimento deste projeto para nós foi de suma importância, pois a partir dele pudemos observar um pouco do que um profissional encontra no dia a dia no campo de trabalho. E também presenciamos os mais diversos problemas ao desenvolver sua programação, erramos programações, erramos na aplicação de alguns sensores, evoluímos ao longo do desenvolvimento e melhoramos o projeto, testamos e aprendemos sobre vários componentes durante esse processo de programação e aplicação, até chegar no resultado final. Apesar do bom conteúdo escrito lecionado, a pratica faz a diferença, e com certeza podemos aprender muito mais", conta Jean.

13.07.2022

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Univel realizam visita técnica em construção de prédio residencial de alto padrão em Cascavel
Gastronomia em Ação: Acadêmicos de Gastronomia da Univel produzem cartilhas com receitas saudáveis para cozinheiras dos CMEIs de Cascavel