Projeto de Biomedicina promove saúde a alunos da rede pública de ensino

Apresentado para os Diretores das escolas municipais de Cascavel, o projeto oferecerá exames gratuitos para detectar parasitoses intestinais nos alunos

Sempre buscando levar a saúde à população, o curso de Biomedicina do Centro Universitário de Cascavel - Univel, iniciará um novo projeto neste ano, que foi apresentado aos Diretores das escolas municipais de Cascavel. O objetivo é realizar exames nas crianças das escolas da rede pública para verificar se existem parasitoses intestinais. “É um grande problema de saúde pública. Pelos índices do Ministério da Educação, mais de 30% das crianças em idade escolar são atingidas por algum tipo de parasitose intestinal”, explica a Coordenadora do curso de Biomedicina, Letícia Thiesen.

O projeto será colocado em prática pelos alunos e Professores do curso, que irão até as escolas com um teatro explicativo de fantoches e para fazer a coleta das amostras. Já os exames serão realizados nos laboratórios da Univel. “A nossa ideia é realmente eliminar isso da população, porque é uma doença que atrapalha. Pode causar déficit de aprendizagem, nutricional, carência de vitaminas e uma série de problemas”, conta a Professora Letícia. “Vamos ter alunos com o nível de saúde mais adequado, conseguir que a criança tenha o aproveitamento escolar muito melhor, e essa é a grande relevância do projeto”, ressalta a Coordenadora Pedagógica Municipal, Prescila Sgarioni.

O projeto será em conjunto com outro, que tem como objetivo fazer o mapeamento dos indicadores sociais de determinadas regiões. “Em um primeiro momento escolhemos um território para trabalhar, que é o bairro Santa Cruz. Assim, a Univel vai atuar nesse território, a fim de encontrar os principais indicadores e propor as ações necessárias”, explica o Coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Nilson dos Santos Dias.

13.03.2019

Projeto Combate à Violência Contra a Mulher realiza palestra em homenagem a elas
Primeiro mundo: Centro Tecnológico da Univel é inaugurado