Projeto de Pesquisa: Engenharia de Produção realiza estudo laboratorial

O estudo durou cinco meses, em que os alunos realizaram uma pesquisa atual obtendo colágeno do pescado

O curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Cascavel - Univel está com um Projeto de Pesquisa inovador, que utiliza uma característica forte na região oeste do Paraná, a piscicultura. Os experimentos aconteceram nos laboratórios de química entre maio e setembro de 2018 com supervisão da Coordenadora do curso, Fernanda Paola Butarelli e a Professora Ananda Guarda.

A piscicultura na região tem aumentado as instalações de abate, ainda há pouco aproveitamento da matéria-prima, gerando um grande volume de resíduos. “No projeto foi realizado o processo de extração de colágeno a partir da pele de tilápia, que foi obtido com sucesso”, contou a Professora Fernanda. “A primeira fase da pesquisa era desenvolver uma metodologia, buscar todas as possibilidades de como realizar a extração do colágeno de maneira certa e eficiente. A segunda fase, com a metodologia já determinada, fizemos a otimização dos processos”, contou o aluno do curso de Engenharia de Produção, Gustavo Tatsuro Yatsu.

A pele do peixe é rica em colágeno, que pode ser amplamente utilizado em indústrias de alimentos farmacêuticos, assim, o experimento juntou a necessidade de aproveitar os resíduos do pescado, a utilização que ele pode ter e a prática dos alunos em realizar novos experimentos. “O projeto de pesquisa foi importante para desenvolver a habilidade de resolver um problema que não existia uma resposta pronta. Participar do grupo de pesquisa também  foi importante para ter um contato com os professores e criar uma conexão maior com a universidade, foi uma ótima experiência”, ressalta Gustavo. “Os alunos adentraram na área da pesquisa científica, e agora o próximo passo é a publicação do artigo científico gerado pela pesquisa”, conclui Fernanda.

12.11.2018

Coleta de Resíduos Eletrônicos da Univel é um sucesso