Projeto Educ da Univel é reconhecido como um dos melhores do Paraná no Congresso Sesi ODS

Projeto Educ da Univel é reconhecido como um dos melhores do Paraná no Congresso Sesi ODS

Projeto Educ da Univel é reconhecido como um dos melhores do Paraná no Congresso Sesi ODS

 

O projeto foi reconhecido pelas suas ações socialmente responsáveis, e no evento a Univel ainda conquistou o Selo Sesi ODS

No Congresso Sesi ODS 2019 o Centro Universitário de Cascavel - Univel se destacou com o projeto Educ, que foi classificado como um dos cinco melhores projetos na categoria  Instituições de Ensino Superior, sendo a única particular. No evento, mais de 300 instituições estavam inscritas, ressaltando o compromisso da Univel com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas). “O Congresso foi um momento de troca, de conhecer outras ideias, projetos e pessoas. É muito legal saber que estamos no caminho certo, mas que podemos sempre fazer algo ainda melhor”, conta a professora Letícia Afonso Rosa Garcia, que coordena o projeto.

O projeto está em seu sétimo ano e contribui para três ODS: com a educação de qualidade, diminuir as diferenças sociais e a de parcerias, desenvolvendo com os jovens do Centro da Juventude de Cascavel ações de educomunicação. “Me senti honrada do projeto se classificar entre um dos melhores do Paraná. Já nos sentimos vitoriosos porque são muitos projetos desenvolvidos em todo o estado, e estar entre as cinco foi uma grande conquista”, conta a professora Leticia. 

Educomunicação em foco 

No Educ a educação vai além do conhecimento escolar, o objetivo dos professores e alunos que participam do projeto é proporcionar à sociedade uma nova visão de mundo. “Nós temos acesso ao mundo pela mídia, se essa pessoa nunca aprendeu a ler a mídia, ela vai acreditar em tudo o que lê, replicar tudo o que ouve, sem pensar. Então o Educ usa a educomunicação para trabalhar o senso crítico da população, para que as pessoas consigam tomar decisões conscientes no dia a dia e ser protagonista das suas decisões”, ressalta Leticia. 

Entre as ações, estão uma rádio interna, produção de documentários, leitura de jornais e livros, oficinas de fotografia, exposições fotográficas, entre tantas outras. “Nós estamos fazendo a nossa parte, desenvolvendo projetos, com várias práticas sustentáveis. O Educ é um projeto com metas e resultados concretos”, explica a Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão, Elaine Kronbauer.

Selo Sesi ODS 2019

Em busca de fazer do mundo um lugar melhor, a Univel ainda foi reconhecida com o Selo Sesi ODS 2019. Essa conquista representa anos de um cuidado da Instituição em seguir os ODS para desenvolver e transformar a sociedade. “Desenvolvemos práticas para o desenvolvimento sustentável e contribuímos com os 17 objetivos. Realizamos diversas ações, como a impressão em folha dupla, copos térmicos para os professores, bicicletário, coleta de resíduos eletrônicos e remédios vencidos”, explica Elaine.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável envolvem diversas temáticas, como erradicação da pobreza, saúde, educação, crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, sociedades pacíficas, justas e inclusivas. No Brasil são 175 metas dentro de 17 ODS para contribuir com o desenvolvimento sustentável, hoje a Univel contribui com todas as 17.  

Por: Núcleo de Comunicação 

17.09.2019

Galeria de fotos

Saúde bucal é tema de palestra para Projeto GerAção
Acadêmicos de Gastronomia participam de evento em Curitiba