Projeto GerAção, do Centro Universitário Univel garante inclusão social para a terceira idade

Amizade, amor, companheirismo e interação, tudo isso faz parte do Projeto GerAção. Cerca de 70 alunas, da terceira idade participam da iniciativa social, criada pelo Centro Universitário Univel, há 18 anos.

Todas as segundas-feiras, das 14h às 17h, elas participam de aulas e palestras sobre conhecimentos gerais, sempre com um professor da instituição, na sequência, as alunas participam de um delicioso café da tarde. E para fechar os encontros, elas fazem atividades físicas, alongamentos, e praticam esportes, com supervisão do professor de educação física, no ginásio de esportes da instituição.

A Univel disponibiliza um ônibus que busca e leva as participantes até o ponto de encontro, no Centro de Cascavel.

Conforme a coordenadora do projeto, Ódina Silva, o programa é uma homenagem aos idosos, que muitas vezes são deixados de lado, sem perspectiva de futuro e sem valorização da sociedade.

“Esse grupo é maravilhoso, elas se tornam uma família, conversam e viram verdadeiras amigas”.

Nelsinha Stelter participa do projeto há 18 anos, ela conta que espera ansiosamente para realizar as atividades.

Maria Lúcia, que também participa do programa desde o início, expõe todo o carinho em fazer parte dessa família. “Eu amo esse projeto, é muito difícil eu faltar, é o local da gente se reunir”.

Além das atividades em sala de aula, as alunas fazem exercícios físicos, com supervisão de um profissional.

O exercício físico é essencial em todas as idades, mas para os idosos ele auxilia nas atividades básicas do dia-a dia, como ressalta o professor de educação física, Mário Balvedi.

“As atividades que promovemos servem como orientação para algumas atividades simples, que elas podem fazer no dia-a dia delas, em casa e isso melhora o fortalecimento, a capacidade funcional, para impactar na qualidade de vidas delas”.

As vagas são limitadas, mas quem tiver interesse pode entrar em contato pelo telefone (45) 3036-3636.

Lançamento de livro sobre acolhimento familiar reúne acadêmicos e autoridades, no auditório do Centro Universitário Univel