Institucional Univel

Renato Silva, Cidadão Honorário de Cascavel

Graças aos seus grandes empreendimentos, a Rádio Colméia e a Faculdade Univel, que também comemorou seus 20 anos na data, Renato se tornou ainda mais conhecido e ontem (26) recebeu da câmara de vereadores de Cascavel o título de cidadão  honorário, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A solenidade ocorreu no auditório da faculdade e contou com a presença de mais de 600 pessoas. A proposta do título foi do vereador Vanderlei da Silva, apoiada pelos outros 20 vereadores. “Quero dizer que estou feliz e emocionado, por poder fazer parte e junto com vocês testemunhar a entrega de uma das mais justas homenagens que um cidadão pode receber do seu município. A rádio Colméia significa a voz do povo, onde todos têm o direito de falar, e a Univel simboliza a economia e o respeito que aqui se forma. Você trouxe desenvolvimento à região oeste da cidade, muito obrigado”, enfatizou o vereador Vanderlei.

Estiveram presentes várias autoridades de nível municipal, estadual e federal. Ratinho Junior, Deputado Estadual e Secretário de Estado, representando o Governador Sr. Beto Richa e o Chefe da Casa Civil, Sr. Eduardo Sciarra cumprimentou Renato. “Eu falo em nome de tantos amigos que você tem em nossa capital, quero lhe cumprimentar por você ser uma referência para a nova safra de líderes, tanto na política, como no meio empresarial, no meio religioso e pela sua maneira de ser. Você é uma referência que nos entusiasma, e que nos dá alegria de saber que existem pessoas de bem que têm a capacidade de influenciar outras pessoas”, ressaltou.

Renato, que sempre prezou pela família, ouviu do filho caçula, Lucas Silva as palavras de carinho de todos os familiares. “Em nome da minha mãe e das minhas irmãs eu agradeço e digo que todos aqui são muito importantes na vida do meu pai. Todos sabemos das conquistas do empresário Renato Silva, de como venceu a pobreza com muito trabalho, dedicação e honra. Sabemos que foi o fundador da Univel, instituição reconhecida nacionalmente pela qualidade de ensino, porém meu pai, é uma pessoa especial e, talvez o que o torna tão especial não são suas conquistas, mas seu comportamento como ser humano”, falou Lucas, emocionado. “Como pai, você sempre foi um exemplo. Agradeço a Deus por ter me colocado na sua família. Conhecemos a sua generosidade, de como sempre ajudou a todos. Quero hoje agradecer por suas palavras de estímulo, pela presença nas horas tristes, por nos orientar nas decisões difíceis de nossas vidas, pelo carinho nos dados com tanto amor e por nos nortear para que sempre fossemos humildes com o próximo”.

O senador Roberto Requião, enfatizou a importância da democracia e ressaltou que Renato Silva, com a rádio Colméia e a faculdade Univel, fazem com que essa democracia seja plena. Requião ainda saudou o homenageado e disse que todos os donos de veículos de imprensa deveriam se inspirar no seu comportamento. “E eu lhe digo isso, porque sou eu o autor da Lei do Direito de Resposta, que garante a todos que forem ofendidos pela mídia possam se defender. Se todos fossem iguais a você, essa lei seria desnecessária, esse é o Renato o comandante da rádio colméia”.

Renato, emocionado agradeceu a todos, em especial a esposa, Ódina Silva que esteve com ele durante todos os momentos difíceis da vida. Saudou também as autoridades presentes e ressaltou a alegria em receber o título de cidadão honorário “Há coisas na vida que não se repetem e nem sempre conseguimos traduzir em palavras, receber o título de cidadão honorário é uma delas. Eu escolhi Cascavel e Cascavel me acolheu para viver, formar minha família e para construir minha história. Eu hoje quero, sobretudo, agradecer”.

O menino Renato saiu da roça, sonhou, acreditou e realizou. Fez sua história acontecer, com dignidade e honestidade, pautando sua conduta, social e política, em preceitos éticos e, por seu comprometimento e preocupação com o bem-estar e desenvolvimento da comunidade, recebeu o título de cidadão honorário de Cascavel. ..."Caminhando e cantando e seguindo a canção"... é assim que vemos Seo Renato, carinhosamente chamado por todos, andando pelos corredores da Univel. Renato Silva não para, e nem vai parar tão cedo, são 65 anos de histórias, trabalhando, ajudando, avançando e emocionando muita gente.

20 ANOS UNIVEL
Aula Show: Flávio Tartuce na Univel