Saiba como será o Enem 2019

Essa é uma das provas mais importantes para quem está terminando o ensino médio. Além de ser uma das principais formas de ingressar na graduação. Por meio do Enem também é possível conquistar uma bolsa de estudos integral ou parcial no Programa Universidades para Todos - ProUni ou financiar a graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies.

Datas e horários

Em 2019 a avaliação será aplicada em dois domingos, 3 e 10 de novembro, para os mais de cinco milhões de estudantes que já tiveram a inscrição confirmada. Os participantes devem chegar até às 13h, e as provas iniciam às 13h30, com duração de 5h30 no primeiro dia e 4h30 no segundo.

No dia 03 serão realizadas as provas de Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e a Redação, já no dia 10 a prova abordará os conteúdos de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

O resultado do Enem será divulgado em janeiro de 2020 para os estudantes que concluíram o ensino médio em 2019 e em março de 2020 para os demais participantes.

O que pode e o que não pode levar no Enem 2019?

No dia da prova é obrigatório portar:

-  Um documento original com foto, que pode ser carteira de identidade, carteira nacional de habilitação válida, carteira de trabalho, passaporte, certificado de dispensa de incorporação e certificado de reservista, sem este documento você não pode fazer a prova.

Caneta esferográfica de tinta preta com corpo transparente. Busque levar mais de uma caneta (sempre bom ter uma reserva né!), mas lembre-se que precisa ser preta e com o tubinho transparente. Qualquer outra cor, lapiseira ou outros tipos de canetas são proibidos e podem te desclassificar.

Importante: Não leve cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto.

Além destes itens é aconselhado levar também:

Cartão de confirmação do ENEM, pois nele contém informações importantes que você precisa ter em mãos, como seu número de inscrição no Enem, data, horário e o local de prova, indicação de atendimentos especializados e outros.

-   Declaração de comparecimento impressa (caso precise do documento).

Com fome ou sede seu rendimento não é mais o mesmo né? Por isso você pode levar um lanche e garrafinha de água, uma boa opção é uma barrinha de castanha ou frutas. Evite doces, sucos de caixinha, refrigerantes e balas.

Importante: Alimentos industrializados como bolachinhas e salgadinhos terão de estar com a embalagem lacrada e serão revistados na entrada da sala em que você fará a prova.

O que você não pode levar para o Enem

É proibido entrar na sala de prova com borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos, impressos e anotações, lápis ou lapiseira, livros e outros materiais para consulta.

Uma última dica é usar roupas confortáveis, que estejam de acordo com a temperatura e o tempo na sua cidade. É proibido utilizar óculos escuros, chapéus, viseira, gorros e similares durante a prova. Então procure já deixar em casa este tipo de acessório.

Agora você já sabe tudo que precisa para realizar a prova.  Se ficar com dúvidas é só postar nos comentários que a gente te ajuda, beleza?

Fonte: Ministério da Educação

Núcleo de Comunicação

25.10.2019

Univel proporciona momento diferente para alunos com show de Bruninho e Davi