Seincom 2018 - Empreendedores de ideias

Semana Integrada de comunicação foi realizada dos dias 26 à 29 de setembro

Durante os quatro dias da SEINCOM 2018, Semana Integrada de Comunicação da Univel, professores e alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Fotografia, tiveram incentivos à pesquisa e projetos práticos para o desenvolvimento pessoal, profissional, social e intelectual.

No primeiro dia da Seincom ocorreu a Mostra de Trabalhos dos alunos dos cursos de comunicação em diversas categorias, onde os trabalhos foram avaliados por uma banca composta por professores e profissionais convidados das áreas, no qual fizeram apontamentos e deram dicas aos alunos.

A Professora Karin Betiati foi uma das avaliadoras da Mostra, e destacou o alto nível das apresentações. "Fui surpreendida pela qualidade dos trabalhos que ainda não conhecia e pude relembrar do empenho e dedicação dos alunos que apresentaram. São ótimos produtos, tanto na área da  pesquisa científica, como de Webjornalismo, que foram as duas categorias que avaliei”, conta Karin.

Já o segundo dia da Seincom foi preparado com muitas palestras. Os acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, ouviram o Diretor de Arte e fundador da Agência Capim, Marcelo Sacramento e o Publicitário e Relações Públicas, Lucas Souza, que falaram sobre sua trajetória e o tema central da semana: empreendedorismo. Sacramento destacou a importância de um evento como a Seincom para os acadêmicos. “Cascavel tem um potencial incrível nesta área de Publicidade e Design, aqui tem muita gente talentosíssima. Estar nesse evento foi muito especial”, conta Marcelo.

Simultaneamente, os alunos de Fotografia e Jornalismo, tiveram a oportunidade de ouvir Nathan Fernandes, que além de repórter da Playboy Brasil, já teve participações nas revistas Veja, Superinteressante e Mundo Estranho. Nathan também foi editor da Revista Galileu e falou sobre sua vasta experiência, onde mostrou aos acadêmicos vários trabalhos, incluindo os que foram premiados, como o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia aos Direitos Humanos. Antes de encerrar, Nathan ouviu os parabéns cantado pelos acadêmicos, para celebrar seu aniversário de 30 anos.

Em seguida a jornalista da RPCTV Adriana Calicchio, falou sobre o Jornalismo na TV, como ela evolui constantemente no meio de comunicação e sua trajetória até ser âncora do Boa Noite Paraná.  Para a jornalista, palestrar para os acadêmicos da Seincom foi um momento especial. “Me formei na primeira turma de Jornalismo da Univel, e poder voltar a essa casa é um grande momento, realmente passa um filme de tudo aquilo que vivi. Poder colaborar com os futuros jornalistas é algo inestimável”.

Na sexta-feira (28), mais duas palestras movimentaram a Seincom. O bate-papo dos acadêmicos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda foi com o  Redator Publicitário Erick Mendonça. Multipremiado, tem em seu portfólio diversos prêmios, com destaque para os 11 Leões em Cannes. Em 2013 foi o sexto redator mais premiado do mundo. Erick mostrou diversos trabalhos destacando a importância de um evento como a Seincom.

Já para os acadêmicos de Fotografia e Jornalismo, a palestra foi com outro profissional multipremiado, o fotógrafo Thomas Arthuzzi. Entre suas diversas premiações estão, o Prêmio Abril de Jornalismo, o PX3 Paris e o PDN Objetcts of Desire, além de ter feito diversas capas de revistas.

Arthuzzi falou sobre seus trabalhos, contou do trabalho de construção fotográfica até chegar ao objetivo desejado. Com bom humor, prendeu a atenção dos alunos e deixou a mensagem de que o fotógrafo deve acreditar em sua intuição e lutar por seu trabalho.

Na sexta-feira foram revelados os grandes vencedores da Mostra de Trabalhos. Ao todo foram premiadas 26 categorias na Seincom 2018. O aluno de Jornalismo, Diego Cavalcante está participando de sua última Seincom e recebeu seis premiações. Para ele as premiações mostram o reconhecimento e a valorização dos trabalhos acadêmicos. “Dentre os mais importantes, posso destacar os troféus de radiojornalismo e de documentário televisivo, onde o trabalho em equipe foi reconhecido”, ressalta Diego.

Para fechar a Seincom na manhã de sábado (29), os alunos de Fotografia puderam prestigiar o Workshop com Thomas Arthuzzi. Ele analisou os portfólios dos acadêmicos, onde deu dicas e informações importantes para o crescimento dos nossos alunos.  Após o Workshop, os praticantes da Seincom 2018 foram para a feijoada de confraternização realizada na Associação da Rádio Colméia, em que além do almoço, houveram apresentações musicais.

O Coordenador dos cursos de Fotografia e Jornalismo, Anderson Costa, falou sobre como as expectativas da Semana de Integração foram superadas. “Desde o início do evento, estávamos muito confiantes com o sucesso da Seincom e felizmente, nossas expectativas foram superadas. Tivemos palestras com profissionais renomados e premiados, workshops, premiação e ainda ao final, um ótimo momento de confraternização entre os cursos. Foram mais de 150 trabalhos inscritos na Mostra de Trabalhos, com um nível de produção elogiado pelas bancas avaliadoras e o feedback que recebemos dos alunos é muito positivo”, destaca Anderson.

05.10.2018

Educação do futuro: Univel investe mais de 10 mil m² em infraestrutura