Semana de Saúde do Sistema Penitenciário recebe alunos e professores da Univel

Os estudantes e professores colaboraram com atendimentos e esclarecimento de dúvidas sobre doenças e um estilo de vida mais saudável

Colocando em prática os conhecimentos que adquiriram em sala de aula, os  alunos dos cursos de Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Odontologia, Psicologia e Fotografia participaram da 4ª Edição da Semana de Saúde do Trabalhador do Sistema Penitenciário de Cascavel. “É uma oportunidade para os alunos participarem e vivenciarem um pouco mais de algumas práticas dos cursos”, esclarece a Coordenadora do curso de Odontologia, Dayane Silva.

O evento buscou destacar a importância dos cuidados da saúde com os agentes penitenciários, professores, psicólogos, médicos e o corpo técnico que atua no sistema prisional. “Ao longo da história, percebemos que os servidores desenvolvem algumas doenças, como a depressão, alcoolismo, síndrome de burnout, síndrome da prisionização e tuberculose. A nossa preocupação e objetivo é conscientizar o servidor do cárcere  de que essas doenças existem, e caso tenham contato com algum sintoma, eles devem procurar por profissionais específicos”, explicou o Coordenador Regional do Departamento Penitenciário e egresso da Univel, Thiago Correia.

Saúde e bem-estar

Durante três dias alunos e professores realizaram atendimentos e esclareceram dúvidas sobre diversos temas. Entre as atividades estavam: circuitos, avaliação de força, orientação de higiene bucal, palestra sobre o combate à violência contra a mulher, aferição de pressão e detecção de algumas doenças. “A experiência que a Univel proporciona é diferenciada pelo fato de possibilitar essas vindas e oportunidades de aprendizado. Colocamos em prática e também passamos para o pessoal a importância dos cuidados com a saúde”, conta a aluna de Biomedicina, Bruna Rafaela dos Santos.

O aluno do curso de Fotografia, Leonardo Souza, ainda realizou uma exposição fotográfica com imagens que fez na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) e PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel), que refletem a rotina e atividades dos servidores e presidiários.

Thiago Correia ressaltou a importância da parceria com a instituição. “A Univel se propôs a participar ativamente não só desta feira, mas da nossa pauta permanente na região, porque temos um compromisso com a sociedade. Além de ser uma oportunidade de enfatizar a atividade curricular desses estudantes”.

Vestibular 2020

Além dos atendimentos sobre saúde, os consultores do Vestibular e da Pós-Graduação da Univel participaram do evento esclarecendo dúvidas sobre os cursos da instituição e realizando o agendamento do vestibular.

19.11.2019

Jornada de Gastronomia reúne estudantes para atividades práticas
Do campo para a mesa: projeto de Gastronomia realiza evento sobre produtos orgânicos