Silêncio e respeito, prioridades para uma boa leitura

Nos corredores, muito silêncio, só se escuta o barulho do folhar dos livros, dos passos dados de forma lenta, das obras sendo retiradas das prateleiras, essas, são as tais regras de etiqueta e de respeito, que são válidas de serem seguidas por quem vai para a biblioteca; silêncio é música para os ouvidos. Para a estudante de Processos Gerenciais, Kimberly Bortoluzia, que está pelo menos duas vezes por semana na biblioteca, o silêncio é a alma do lugar, "Preciso de concentração para captar melhor o conhecimento, sempre que estou aqui respeito o espaço que é de todos. Ou as pessoas estão estudando, ou estão fazendo pesquisa para um trabalho da faculdade", ressalta.

Com 53 mil obras, a biblioteca Santa Inês é uma usina de conhecimento, quem vai até lá, seja acadêmico, professor ou funcionário, encontra as prateleiras recheadas de livros coloridos, com figuras, ou em preto e branco com uma infinidade de palavras, de alguma forma, todos os títulos têm informação de A a Z. O local é uma usina de conhecimentos, e, assim, muita gente antenada, que tem sede de leitura, pega as obras para levar para casa, só no período de 1º de junho a 15 de julho, 11.847 livros foram emprestados e em um único dia foram 779 empréstimos. As obras literárias são como bons amigos, fazem parte da vida de quem busca aprender. Neste anseio por aprendizado, a estudante de fotografia, Letícia Souza, sempre que pode, vai até a biblioteca, e fica lá por horas, "Com barulho não presto atenção, preciso do silêncio para me concentrar, assim, absorvo o que estou lendo e tenho boas notas", conclui.

Acontece que nem todo mundo pensa igual, e aí entra o respeito, é o caso do  estudante de Gastronomia, Demétrius Guimarães, para ele, barulho é fundamental para estudar, ele conta que precisa até ouvir música com um volume alto, mas, para não atrapalhar quem estuda sem barulho, ele pega o livro emprestado, "Respeito quem está aqui na biblioteca, desta vez, peguei a obra do Marcelo Traldi Fonseca, Tecnologias Gerenciais de Restaurantes, e vou levar para ler em casa, para estudar do meu jeito".

Outra opção, para estudar onde e como quiser, é a biblioteca virtual Pearson, que tem mais de quatro mil títulos, de mais de 40 áreas diferentes do conhecimento, e, para acessar é só entrar no site www.univel.br, por meio do RM. Agora, se você é daqueles pessoas que gostam de ir até a biblioteca, a da Univel tem espaço para quem vai fazer pesquisa para um trabalho em equipe, e claro, local para os amantes da leitura que gostam do bom e tradicional silêncio do ambiente. Para a Aline Martins, que trabalha na biblioteca, o que importa é que quanto mais conhecimento, melhor para desenvolver a intelectualidade, "Tem que saber zelar o espaço, quem está aqui, tem sede de aprender, sede de evoluir, para isso, o silêncio é o melhor amigo".

17.08.2017

Direito violado do advogado é assunto em palestra na Univel
Criação Artística na Univel para os alunos do Wilson Joffre