Slow food - Cultivando os sabores da roça

A gente adora contar pra vocês as histórias aqui da faculdade, mas também gostamos de falar, quando nossos alunos e professores participam de atividades fora daqui. Hoje é dia de contar que as nossas profes do curso de gastronomia participaram como juradas de um super concurso da Cresol e o resultado, não poderia ser outro, se não, um monte de delícias.
2016 é considerado, “o ano das leguminosas” para o slow food (movimento que tem objetivo de promover a apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente) e por isso a Cresol organizou com seus associados, o concurso “Receitas da agricultura familiar”, com o tema “Cultivando os sabores da roça”.
As professoras do curso de Gastronomia da Univel, Gabriela Guedes, Eloisa Cola e Mara Basso, foram convidadas a participar do corpo de jurados para avaliar os pratos apresentados. Somente seis (três doces e três salgados) seriam escolhidos como os melhores, dentre 21 opções de receitas apresentadas pelas mulheres associadas. Os melhores pratos foram escolhidos e classificados para a final estadual do concurso que será realizada no dia 27 de outubro. A jurada e professora de Gastronomia da Univel Mara Basso explicou a importância de seguir corretamente as regras do concurso. “Usamos os critérios solicitados, avaliamos todos, mas com um pouquinho de dor no coração, pois todas as produções estavam com excelente qualidade e com sabores maravilhosos”.
A pontuação foi considerada a partir de diversas normas, o uso de produtos da horta era obrigatório e a receita que tivesse o uso de leguminosa ganhava pontuação extra. O concurso foi proposto com a ideia de valorizar este grupo de alimentos e também a agricultura familiar.
 A professora Eloisa Cola destacou a diferença de quando uma receita é feita com amor. “Além do sabor, a gente percebeu a paixão que a pessoa tinha em fazer aquilo, e realmente cultivar e usar os ingredientes da própria horta. Acho que esse é o maior valor para nós”.

3ª Edição da Pedalada Sustentável acontece em Cascavel
VI Jornada de Gastronomia