Tecnologia e empreendedorismo: alunos de administração criam projetos de startups

Ao passo que a tecnologia se tornou indispensável na sociedade, surgem a cada dia novos amantes da inovação e da criatividade .  A possibilidade de desenvolver projetos inovadores e, por vezes, pioneiros, é desafiador, mas muitas vezes, ideias incríveis nascem de pequenas atitudes inovadoras e empreendedoras de mentes inquietas, ainda durante a formação acadêmica.

Estimular os alunos a empreender e a criar produtos inovadores e que tenham engajamento social é o objetivo da disciplina de Projeto Integrador. Durante todo o primeiro semestre desse ano, os acadêmicos do 5º semestre A e B do curso de Administração trabalharam com a integração de várias disciplinas como, Estatística, Custos, Tecnologia da Informação e Administração Pública, a fim de, criar projetos que podem se tornar Startups - empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar projetos inovadores no mercado altamente incerto.

O professor Marcio Fonseca, falou da importância do trabalho para o futuro profissional dos acadêmicos. "Que esta atividade seja uma semente para a contribuição do Ecossistema de Inovação Regional e desenvolvimento de novos empreendedores para que o aprendizado não fique apenas para cumprir o currículo da graduação", e parabenizou-os pela criatividade e dedicação empregada no desenvolvimento dos projetos.

As propostas de soluções inovadoras foram apresentadas aos colegas, professores e uma banca avaliadora, que faz parte do Ecossistema de Inovação da Região Oeste. Os três primeiros colocados de cada turma foram premiados com o 1º Prêmio de Inovação da Univel e ganharam as inscrições para o Circuito Oeste de Startup, promovido pelo Sebrae.

As Startups criadas foram:

Turma A

GVE - Gestão de Vendas Externas: com o objetivo de auxiliar as empresas com o controle de despesas e monitoramento de viagens da equipe externa de vendas;

ESTÁFÁCIL: App voltado para facilitar os usuários do estacionamento rotativo em consultas, informações e pagamento das multas obtidas por não pagamento da vaga adquirida;

PONTUAL: visa oferecer o ponto eletrônico, junto com o sistema de gestão para empresas de vários segmentos;

GL24: um aplicativo de rastreio de mercadorias para Transportadoras;

UNISERVICES: o objetivo é fornecer prestação de serviço como o modelo UBER, para facilitar a chegada até a faculdade, com agilidade e baixo custo;

EASY TRANSPORT: aplicativo no segmento de encomendas, visando a agilidade, praticidade no envio/recebimento e principalmente o baixo custo;

EASY TOUCH: um aplicativo que reduza os níveis de atropelamento e proporcione maior segurança a usuários com deficiência e usuários idosos;

S.O.S SERVIÇOS: tem por objetivo conectar clientes e prestadores de serviços com objetivos em comum.

Turma B

INTELLECT: tem a finalidade de solucionar os problemas que os discentes enfrentam com o acesso aos materiais didáticos inicialmente postados online;

MEDCOM: tem o objetivo de resolver o problema da falta de comunicação e interação de usuários de serviços médicos com clinicas e hospitais;

VALE CERTO: visa melhorar a qualidade do transporte público, aumentando a segurança e agilidade;

VAN-BORA: oferecer transporte universitário para usuários esporádicos por meio das vans, aliando agilidade e preços baixos;

GO BIKE: App de aluguel de bicicletas, com o objetivo de levar um lazer as famílias em seus finais de semana, algo barato e diferente;

APP EDUCACIONAL: uma plataforma com conteúdo educacional que servirá como complemento de ensino;

MY LIFE HEALTH: um aplicativo onde médicos e enfermeiros podem prescrever receituários, evitando as filas em UPAs.

Os vencedores foram:

Turma A