Transmitindo experiências: alunos de Arquitetura e Urbanismo da Univel participam de palestras

Temas relevantes para área foram abordados em uma série de palestras com profissionais da arquitetura

No último bimestre os alunos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Cascavel - Univel tiveram a oportunidade de participar de diversas palestras relacionadas a temas relevantes para a graduação e o futuro profissional.

A acadêmica do segundo semestre do curso, Julia Socio Fogliatto, aproveitou as palestras para absorver conteúdos essenciais para a sua formação. “Nos concederam várias dicas de  como proceder com um projeto. Contaram experiências pessoais no ramo, como identificar que tipo de cliente você está atendendo, a sempre ter conversas claras com os clientes, seja em relação às suas expectativas e ao valor que está disposto a gastar e muito mais”, conta.

Concepção e Execução de Projeto de Interiores

O arquiteto e urbanista Alan Freitas de Carvalho, do escritório paulistano L2F Arquitetura ministrou uma palestra sobre “Concepção e Execução de Projeto de Interiores”, abordando as fases do processo de projeto de interiores, desde a negociação com o cliente até a entrega da obra. Foram pontuadas estratégias e dicas que devem ser levadas em consideração durante esse processo para evitar retrabalhos e problemas.

Prática e Ética Profissional

Gerente Técnica de Atendimento e Fiscalização do CAU/PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Mariana Vaz de Genova abordou com os alunos o tema “Prática e Ética Profissional”. A arquiteta falou sobre a Lei Federal nº 12.378/2010, que regulamenta o exercício da profissão e cria os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo, também abordou sobre o Código de Ética e Disciplina, que define os parâmetros de conduta para o exercícios da profissão de arquiteto e urbanista, bem como mostrou a infinidade de atribuições profissionais dos arquitetos e urbanistas.

Produção de conteúdo para mídias sociais

Um tema relevante para o mercado atual, as arquitetas Greyci Bolzan e Maria Borsa da SAH Arquitetura explicaram sobre marca, ideias, linguagem, valores, público alvo, recepção de clientes por meio das mídias, entre outros. Ressaltando a importância da marca ter missão, visão e valores, assim como um público-alvo e a geração de conteúdos relevantes.

Começo, meio e fim

Na palestra, o arquiteto Cristian Sica abordou o início, meio e fim da administração de uma obra. No início é de suma importância estudar a viabilidade da obra, entender o cliente, compatibilização da obra, planejamento e cronograma. No meio da gestão é indicado obter uma boa relação com a equipe de obra e com os fornecedores, acompanhar essa equipe e sempre estar presente nas obras. Para finalizar a gestão é necessário resolver a documentação final, fazer um relatório/check list de todos os materiais, fazer vistorias para saber o estado que a obra será entregue.

Inovação e futuro: sustentabilidade aliada a eficiência energética

Apresentando estratégias inovadoras, a arquiteta Aurea Vendramin, falou sobre o uso eficiente de energia de água, de materiais certificados e renováveis, entre outros. Foram apresentados casos de estudo que adotaram as estratégias inovadoras. O objetivo da palestra foi conscientizar os futuros arquitetos e urbanistas sobre a redução de impactos ambientais na construção civil.

13.11.2020

Alunos de Fisioterapia da Univel participam da primeira edição do Fisio-On
XVII Jornada Científica da Univel aborda equilíbrio e a simplicidade da vida como tema