Um amor chamado Fotografia Analógica

Um amor chamado Fotografia Analógica

Um amor chamado Fotografia Analógica

 

A acadêmica do curso de Fotografia da Univel, Vitória Delai, foi a personagem principal do episódio piloto do programa cultural Artes Pessoais criado pela Creare - Agência de Comunicação Integrada da Univel, sobre fotografia analógica

 

Atualmente vivemos na era da fotografia digital, mas é inegável que os equipamentos de fotografia analógica ainda ocupam o coração e a mente dos fotógrafos, não  apenas como uma atividade saudosista e hobby, mas também como uma forma de chegar em resultados originais. A fotografia analógica  e o design vintage das câmeras fotográficas, além de conquistar fotógrafos profissionais e amadores, estão conquistando os acadêmicos do curso de Fotografia do Centro Universitário de Cascavel - Univel.  

A acadêmica do curso de Fotografia, Vitória Delai, teve o primeiro contato com a fotografia analógica ainda criança, mas as atividades práticas durante as aulas despertaram a vontade de aprofundar seus conhecimentos e realmente viver da arte que é fotografar. “Eu sempre gostei muito de fotografia desde pequena, gostava muito de tirar foto de tudo que via, dos meus animais, das minhas amigas. Eu gosto muito do curso de Fotografia, me abriu a cabeça para muitas coisas e muitas áreas. Me fez sair da zona de conforto de mil formas diferentes, essa talvez é a maior conquista que eu posso ter. Me fez literalmente viver fotografia todos os dias e também passei a gostar de estudar. Entendi que fotografia também é uma forma de arte, e ela está ligada com todas as outras formas de arte que eu fazia antes. Dança, teatro. Todas se completam”, conta Vitória.  

A experiência de fotografar com câmeras analógicas é diferente desde do momento de escolher o filme, fotografar e claro, no processo de revelação. “Foi de extrema importância o contato que tivemos com a fotografia analógica no curso. Hoje temos muito conteúdo online sobre, mas nada como fazer com as próprias mãos, revelar seu próprio negativo. Ver a foto saindo no positivo, não sei nem explicar, mas pra quem gosta, é uma emoção muito grande”, ressalta Vitória.

“É muito importante para os profissionais das áreas de comunicação, como fotografia, publicidade e design, entenderem os suportes tecnológicos que estão à disposição. Especialmente como mídias consideradas antigas podem ser redescobertas hoje. Todos esses processos estão a serviço da expressão”, ressalta o professor dos cursos de comunicação da Univel, Anderson Antikievicz Costa.

Lembrando que o novo programa cultural da Creare - Agência de Comunicação Integrada da Univel,  Artes Pessoais, está no ar!! O programa piloto teve como tema fotografia analógica e a entrevistada Vitória Delai que contou com detalhes da experiência e curiosidades de utilizar essa tecnica antiga de fotografar, mas que hoje virou uma forma de expressão e um diferencial no mercado de trabalho. Acesse o link e assista: https://www.youtube.com/watch?v=A5akAz3vOa8

 

Por: Núcleo de Comunicação 

23.09.2021

Galeria de Fotos

 

Univel realiza palestra em comemoração ao Dia do Administrador
Empreendedorismo é tema de atividade para acadêmicas do curso de Nutrição da Univel