Univel adere ao Movimento Internacional Maio Amarelo de conscientização sobre o trânsito

Com o mote “No trânsito, o sentido é a vida” o Movimento busca conscientizar sobre atitudes voltadas às boas práticas no trânsito

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, é o propósito do Movimento Internacional Maio Amarelo, que fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade de conscientização de boas práticas e responsabilidade no trânsito. Durante o mês de maio, o Centro Universitário de Cascavel - Univel está promovendo diversas ações para alertar os acadêmicos sobre a importância de um trânsito seguro.

Carro simulador

Para abordar o tema com os acadêmicos, o departamento de Comunicação e Marketing da Univel em parceria com o Grupo Ecorodovias, trouxe o carro simulador, aparelho que oportuniza a experiência de realizar um trajeto de forma consciente e depois com um óculos que simula a sensação de embriaguez. “É muito impactante, quando usamos esse equipamento, percebemos nitidamente o quanto nossos reflexos ficam totalmente debilitados. A intenção é de causar esse impacto, para que os acadêmicos percebam a diferença e de como somos responsáveis por nossas atitudes”, Johny Calegaro - Coordenador de Comunicação da Regional Sul do Grupo Ecorodovias. O acadêmico do curso de Ciências Contábeis, Sócrates Lincoln, gostou da experiência. “Hoje no carro simulador eu tive a experiência de saber como é dirigir bêbado e decidi que não quero isso. É bacana trazer essas ações porque certamente vai conscientizar os alunos sobre beber e dirigir, traz uma reflexão”, conta.

Abordagem educativa

A Polícia Rodoviária Federal também realizou abordagem educativa com os acadêmicos, indo até as salas de aula para um bate-papo com os alunos. “Ficamos contentes com o envolvimento da Univel em uma campanha tão importante como o Maio Amarelo, que tem se destacado no engajamento desta campanha. O objetivo da conversa foi mostrar para os acadêmicos que todos nós podemos contribuir para melhorar a segurança e a qualidade do nosso trânsito. Como estudantes eles têm um papel fundamental nisso, levando em conta as atitudes de um comportamento e comprometimento adequado. A Univel está de parabéns!”, diz o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Felix Ribeiro da Silva.

No trânsito, o sentido é a vida

Para intensificar as ações, nos dias 20 e 21 de maio, foram realizadas palestras para os acadêmicos com a presença do Tenente Ademir Sampaio, Diretor de Educação e Fiscalização de Trânsito da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) e o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal em Cascavel - Felix Ribeiro da Silva. “Paciência é algo que está faltando no trânsito e uma boa pitada de responsabilidade. Duas palavras importantes que sem elas em nossas vidas fica difícil, ainda mais quando falamos de trânsito o caminho e os sonhos podem ser interrompidos com um acidente grave. Os jovens precisam ser norteados para que possam contribuir com o cenário de um trânsito melhor”, explica Felix.

30.05.2019

Galeria de fotos - Palestra

Galeria de fotos - Carro simulador e abordagem educativa

Univel participa de I Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em Odontologia do Paraná