Univel é contemplada com 24 bolsas do Programa Residência Pedagógica pela CAPES

O programa do Governo Federal tem o objetivo de proporcionar aperfeiçoamento da formação e a prática nos cursos de licenciatura

O Centro Universitário de Cascavel - Univel foi contemplado, entre as 250 instituições de ensino superiores do Brasil, para participar do Programa de Residência Pedagógica, lançado pelo Governo Federal, por meio da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

O programa está integrado à Política Nacional de Formação de Professores e tem o objetivo de proporcionar um aperfeiçoamento da formação prática aos acadêmicos dos cursos de licenciatura. Em 2020, a participação da Univel no programa será exclusiva ao curso de licenciatura em Pedagogia, presencial e EAD, reforçando o compromisso da instituição na formação de docentes capacitados para a prática e os desafios da educação.

Para fomentar a busca contínua do conhecimento prático, e aprimoramento de habilidades essenciais ao professor de ensino básico, o Centro Universitário de Cascavel - Univel submeteu o projeto relacionado à alfabetização e letramento, selecionado pelo programa. “O processo para conseguir a residência pedagógica depende de muitos fatores, e uma Instituição de Ensino Superior Privado conquistar este diferencial é uma grande vitória para toda a equipe, pois proporciona inúmeros benefícios aos acadêmicos e a toda a comunidade”, ressalta a Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão, Elaine Wilges.

Por meio do programa, os acadêmicos têm a oportunidade de aperfeiçoar e fortalecer os aprendizados da graduação. Os alunos selecionados para o programa poderão ainda participar em três módulos contemplando leitura, estudo, discussões e seminários voltados às diretrizes da alfabetização e letramento e seus pressupostos teóricos e práticos.

No projeto, 24 acadêmicos serão selecionados para a realização da residência, que prevê a duração de 18 meses de atuação, com carga horária de 5 horas semanais para execução das atividades nas escolas do município, recebendo uma bolsa da Capes, no valor de R$ 400,00. “Acreditamos que será muito importante para a formação dos alunos, principalmente para desenvolver a responsabilidade que nós pedagogos temos com essa fase tão importante da vida das crianças, dos nossos alunos que a educação básica, e que é a alfabetização e letramento. É um compromisso é muito grande”, ressalta a Coordenadora do curso de Pedagogia, Gislaine Buraki.

Durante a residência, o acadêmico pode compreender as relações de ensino dentro da realidade educacional, acompanhado de um professor da Univel da área da alfabetização, que vai auxiliá-lo na preparação de materiais e planos de aula, acompanhar e discutir sobre as regulamentações, articular as temáticas produzir outros materiais, além do acompanhamento o professor receptor na escola municipal.

O projeto aprovado faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelas coordenações e o Centro de Pesquisa e Extensão da Univel, que acreditam na transformação da sociedade por meio da educação, proporcionando aos acadêmicos experiências além da sala de aula, com projetos de pesquisa e extensão dentro e fora da instituição.

A IMPORTÂNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

O pedagogo, professor da educação básica, precisa interagir com diversos aspectos que vão além do ensinar a ler e a escrever, mas principalmente, saber aplicar metodologias eficientes, proporcionar um ensino inclusivo à crianças com deficiência, saber lidar com conflitos,  dificuldades familiares dos estudantes, a dinâmica das redes de ensino, e outros desafios da realidade escolar.

O nome do projeto faz referência à residência médica, pois prevê a imersão do acadêmico na prática do ensino básico, como parte do processo de aprendizagem do curso. No caso das bolsas ofertadas para os acadêmicos de Pedagogia da Univel, o estudante poderá, a partir do 5º período da graduação, participar do programa com supervisão dos docentes da rede de ensino e dos docentes da Univel, além de contar com um auxílio financeiro.

A residência proporciona um aprendizado prático ao acadêmico, que diferente do modelo de estágio tradicional, o estudante de Pedagogia poderá planejar e executar aulas, e lidar com as outros desafios do dia a dia, tudo com a supervisão de professores experientes. “O acadêmico de Pedagogia vai ter mais experiências e melhor preparação para o mercado de trabalho”, reforça Elaine.

ABERTURA DO EDITAL DE SELEÇÃO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do programa, e o edital está divulgado no site reunindo todas as informações necessárias à concorrência das 24 bolsas remuneradas para o Programa Institucional de Residência Pedagógica. As inscrições poderão ser feitas do período de 06 a 13 de julho, unicamente pela internet.

Acesse os editais e mais informações no link www.univel.br/residencia-pedagogica.

07.07.2020

Psicologia Social: alunos da Univel desenvolvem projetos para a comunidade durante estágio
Acadêmica da Pós-Graduação da Univel tem artigo publicado pelo Conpedi