Univel é escolhida para desenvolver projetos no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo

Serão realizados atendimentos clínicos para atletas na área da Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Biomedicina, Odontologia e Psicologia

O Centro Universitário de Cascavel - Univel vai desenvolver projetos junto ao Governo do Estado no CNTA (Centro Nacional de Treinamento de Atletismo), que foi inaugurado em Cascavel no dia 4 de fevereiro, unindo a estrutura moderna do lugar com a excelência da educação de ensino superior da instituição. O local irá servir como base de formação e treinamento no atletismo, preparando jovens talentos e aperfeiçoando o desempenho de atletas profissionais. A Univel atuará por meio dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Biomedicina, Odontologia e Psicologia oportunizando aos acadêmicos dos cursos entrarem em contato com a profissão no atendimento aos atletas. “O CNTA vai iniciar suas atividades atendendo e recebendo atletas das modalidades com diferentes níveis de performance, ou seja, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. Uma coisa muito interessante nesse espaço é a perspectiva de que diversas outras atividades também sejam desenvolvidas, permitindo a vivência prática dos nossos acadêmicos em diferentes contextos e com o que há de mais moderno e atual em nossa área”, salienta a Coordenadora de Educação Física, Lilian Barazetti.

A escolha da Univel como responsável pela clínica no CNTA aconteceu por meio de um edital público, em que as Instituições de Ensino Superior de Cascavel poderiam se inscrever. Entre as exigências estavam ações sociais vinculadas às áreas da saúde e ciências biológicas, sem finalidade de lucro ou comercialização de produtos ou serviços. “A Univel tem o propósito de transformar a vida das pessoas por meio da educação com foco na excelência da qualidade do ensino proporcionando sempre o melhor para a formação dos nossos alunos. Nosso desejo é de continuar contribuindo com a comunidade através de um corpo docente altamente qualificado, profissionalismo e dedicação aliado a estrutura fantástica que o CNTA possui", ressalta a Coordenadora de Odontologia, Dayane Silva.

Com previsão para atender cerca de 5 mil atletas por mês, a estrutura é completa e moderna, proporcionando ótimas oportunidades de aprendizado e atendimento. “A missão da Univel é servir e essa parceria vai proporcionar que nossos professores e alunos estejam a serviço da comunidade para atender. Apresentamos um bom projeto e vamos colocar em prática na sociedade com muito amor proporcionando o bem”, ressalta o Reitor da Univel, Renato Silva.

A estrutura conta com pista de atletismo certificada pela Federação Internacional de Atletismo, áreas para aquecimento, salto em distância e triplo, salto em altura, salto com vara, lançamento de dardos, martelo, peso e disco. Além do centro de fisioterapia, piscina aquecida, banheiras tipo SPA, área para condicionamento físico, salas de atendimento, recuperação aquática, vestiários, laboratórios, lanchonetes, academia, auditório, arquibancadas com capacidade para mais de 900 pessoas, alojamento, entre  outros. “A Univel participou do chamamento oficial feito pelo governo do estado, ganhou essa proposta e vai nos ajudar a fazer aqui um grande centro de treinamento para os atletas profissionais, mas também para as crianças das escolas ao entorno aqui para que possam praticar esportes, exercer a cidadania, ter uma boa alimentação, então a Univel vem pra somar a esse grande time e realizar um grande trabalho”, diz o Prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.

Participaram da cerimônia de inauguração do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo, em Cascavel, o presidente Jair Bolsonaro, além da presença de diversas autoridades, o Governador do Paraná Ratinho Junior, o Ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni, o Secretário Especial de Esporte Marcelo Magalhães, o Prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos, o Reitor da Univel e Vice-Prefeito Renato Silva, os prefeitos da região, deputados, além dos medalhistas olímpicos de atletismo, Maurren Maggi e André Domingos.

05.02.2021

Univel promove Super Revisão para o Enem