Univel promove o 2° Seminário do Programa Residência Pedagógica Univel/Capes

O evento foi realizado nos dias 16 e 17 de março, contou com uma programação completa, com a realização de palestras e troca de experiências entre os acadêmicos e egressos sobre as atividades desenvolvidas durante o Programa de Residência Pedagógica (CAPES)

O 2° Seminário Institucional do Programa Residência Pedagógica do Centro Universitário de Cascavel - Univel/Capes realizado no mês de março marcou a finalização das atividades desenvolvidas ao longo dos 18 meses que as residentes de Pedagogia, bolsistas da Capes, juntamente com as professoras preceptoras das Escolas Municipais prof. Dilair Silverio Fogaça e Prof. Dulce Andrade Siqueira Cunha- Caic I. O evento contou com a realização da palestra com o tema “O lúdico na contação de histórias”, ministrada pela professora Maria Olívia da Cruz Macalós (AMOP) e a apresentação das ações realizadas pelas acadêmicas do curso de Pedagogia da Univel e participantes do programa, nas escolas públicas de Cascavel.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da Univel, Gislaine Buraki, durante o evento, os participantes do evento refletiram e estudaram sobre “O lúdico na Contação de Histórias” integrando a BNCC, a Psicologia Histórico-Cultural e o papel do professor. “A professora Maria Olívia da Cruz Macalos da AMOP ministrou a atividade de abertura e construiu com os alunos inúmeras possibilidades do trabalho com a contação de histórias nas turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.No segundo dia do evento as residentes apresentaram os relatos de experiência do Programa Residência Pedagógica e apresentando as inúmeras vivências e contribuições das atividades para a formação acadêmica e pessoal”, conta Gislaine.

Para a egressa do curso de Pedagogia EaD da Univel, Francilaine Tiodozio Zin, participar do programa proporcionou adquirir conhecimentos práticos da profissão. “Foi uma experiência incrível, me proporcionou muita aprendizagem. Agregou muito a minha carreira após a graduação.Foi possível adentrar ainda mais na área da Pedagogia e principalmente dessa etapa tão importante da educação que é a alfabetização”, conta Francilaine.

“O Programa de Residência Pedagógica foi a experiência mais extraordinária que tive durante a minha graduação,  pois pude vivenciar o dia a dia escolar e ter um olhar diferente sobre o que é a educação em sala de aula, a alfabetização e o letramento. Não me vejo hoje colando grau sem ter passado pelo programa”, declara a acadêmica de Pedagogia da Univel, Fernanda dos Santos Custódio.

05.04.2022

Egressos da Univel participam do programa Chefs Sem Fronteiras
CEJUSC Posto Avançado Univel recebe a visita do Dr. Marco Antonio de Araújo Júnior e Dra. Simone Rocha Santos da Conceição