Univel promove o Curso de Radiologia Veterinária

Univel promove o Curso de Radiologia Veterinária

Univel promove o Curso de Radiologia Veterinária

 

O curso tem como objetivo ensinar profissionais e acadêmicos em formação, os diversos aspectos da Radiologia dentro da Medicina Veterinária  

 

A radiologia é uma das especialidades da medicina animal que mais se desenvolveu nos últimos anos, sendo uma técnica de diagnóstico por imagem, por meio da aplicação de radiação. Os aprimoramentos dos instrumentos utilizados no campo da Medicina Veterinária vêm proporcionando aos profissionais da área, um diagnóstico ainda mais correto e seguro, direcionando para um tratamento mais efetivo.  

Pensando novas formas de aprendizado aos acadêmicos e profissionais da área, o Centro Universitário de Cascavel - Univel, iniciou neste ano o Curso de Radiologia Animal, ministrado pelo professor pós graduado em diagnóstico por imagem, Luiz Vieira. O curso é composto por seis módulos e em cada um é convidado profissionais de área, abordando diferentes formas de trabalhar com a radiologia. 

Para o professor, Luiz Vieira, o curso é importante tanto para os alunos que estão em formação, para que possam adquirir conhecimento e ter uma melhor compreensão de como realizar e analisar os exames radiológicos, quanto para os profissionais já formados, aprenderem a avaliar e diagnosticar por meio da imagem e conhecer mais a fundo as normas e valores dos equipamentos. “O curso é direcionado à radiologia e é importante para o médico veterinário aprender a realizar e avaliar uma radiografia e receber laudo para seguir nesta área de atuação. Para os acadêmicos, o curso apresenta desde o básico e ensina diversas técnicas e aspectos da radiologia em animais, que são importantes para a sua formação e para o futuro”, ressalta Luiz.

O primeiro módulo de Introdução a Radiologia, ocorreu em fevereiro, tendo como convidada a administradora Mayara de Lirio Vieira, abordando sobre valores e normas, desde o custo real de uma radiografia até o custo total  para montar um serviço de radiologia e os registros necessários. No mesmo módulo também foram tratados sobre os vários tipos de equipamentos que existem, qual o melhor equipamento para cada clínica e o custo benefício para um médico veterinário ter um equipamento.

No segundo módulo teve como temas principais os exames contrastados e animais selvagens. O convidado da vez, foi o professor, escritor e médico veterinário Zalmir Cubas, que é considerado um dos melhores profissionais de selvagens do Brasil e escritor de dois livros que são considerados os melhores sobre o trato de animais selvagens. Ele abordou em específico sobre anatomia, clínica e radiologia de aves silvestres.

  • Próximos módulos:

O terceiro módulo será sobre radiologia de tórax, no qual o médico veterinário Dr. Renato Herdina Erdmann, que abordará sobre o raio-x de toráx e como diagnosticar quando se trata de bronquite, pneumonia ou problemas cardíacos e analisar as imagens dos exames radiológicos. Nos módulo seguintes será abordado a radiologia do crânio, coluna vertebral e odontologia, no qual o médico veterinário Rafael Mantovani, pós graduado em odontologia veterinária, vai apresentar dados e aspectos da odontologia animal e como fazer radiografias odontológicas.  Para abordar sobre os aspectos da neurologia, o médico veterinário Jair Klauck, vai ensinar a avaliar quando se trata de um problema neurológico central ou periférico e diferenciar problemas ortopédicos e  neurológicos. O professor Luiz, irá ensinar os alunos avaliarem a radiografia da coluna vertebral e as alterações. Em outro módulo, que será ministrado pelo Mestre em Radiologia, Francisco Almeida, que trabalha há mais de duas décadas nesta área, é  escritor de vinte e um livros do tema e virá de São Paulo para abordar sobre as normas de proteção radiológica. Para tratar do módulo de radiologia em equinos e tomografia computadorizada , será convidado o Técnico em Radiologia, Michel Santos e o médico veterinário, Renne Gomiero, acompanhados do professor Luiz Vieira. O professor e médico veterinário, Renne, é especialista em equinos, irá ensinar como radiografar e como avaliar os exames desses animais. 

 

Por: Núcleo de Comunicação

28.04.2021

De volta à natureza: Univel e IAT realizam a soltura de três aves silvestres
Univel realiza Celebração Eucarística de abertura do ano letivo