Univel promove Semana Integrada das Ciências Agrárias

Univel promove Semana Integrada das Ciências Agrárias

Univel promove Semana Integrada das Ciências Agrárias

O Sinca contou com uma programação especial online para os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária 

A Semana Integrada das Ciências Agrárias foi realizada pela primeira vez em formato online e tempo real. A programação aconteceu do dia 16 a 18 de setembro no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, com palestrantes de diferentes cidades que contribuíram compartilhando seus conhecimentos e experiências profissionais com os acadêmicos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária do Centro Universitário de Cascavel - Univel. A coordenadora de Agronomia, professora Vanessa Taques Batista Josefi explica que buscam sempre conciliar os temas da semana acadêmica, com as disciplinas que os alunos estão estudando. “Além da integração entre os cursos de agronomia e medicina veterinária, temos a possibilidade de trazer profissionais de outras instituições e regiões do Brasil, que acabam dando uma visão mais sistêmica do agronegócio, então como fizemos online esse ano tivemos palestrantes de Curitiba, São Paulo, Palotina e tudo isso colaborou para uma visão diferente da área. Além de trazer essa visão mais sistêmica, também aprofundamos a discussão na prática sobre o que estamos estudando”, explica Vanessa. 

Para o acadêmico de Agronomia, Fernando Galbiati, o SINCA é uma excelente oportunidade para os alunos reconhecerem as responsabilidades com o agronegócio. “Com palestrantes atuantes no mercado, possibilita uma visão muito ampla da nossa futura profissão!”, conta Fernando. 

Aline Garrido decidiu cursar Medicina Veterinária por amor aos animais e também porque buscava uma profissão sólida. “Espero conquistar reconhecimento, maior espaço feminino e as melhores  oportunidades profissionais. Planejo alçar voo em planos e projetos pioneiros para aperfeiçoamento de culturas, com foco no aumento produtivo e rentabilidade mas sem esquecer o bem-estar animal. Participar do SINCA nos proporcionou aprendizado, conhecimento e troca de experiências com os palestrantes, professores e colegas. Busco também ideias e planejamento para desenvolvimento de materiais científicos”, diz a acadêmica. 

O médico veterinário Jair Klauck Junior ministrou a palestra sobre o tema “Acupuntura em medicina veterinária” e conta sua visão sobre eventos como o SINCA. “Esses eventos acadêmicos são importantes justamente porque é o momento que o aluno tem de se encontrar com as especialidades, porque dentro das aulas da graduação temos pouco contato com a especialidade, depois disso é que vamos nos encontrando. É fundamental conhecer, fazer networking com outros profissionais, descobrir outros campos de atuação. Meu conselho para os acadêmicos é que façam o máximo de estágio que puderem, sempre estejam juntos observando, participando e fazendo contatos, foi o que me abriu portas, assim como a participação em congressos, simpósios e eventos. Se especialize no que você quer trabalhar, tenha experiências fora da sua cidade pois assim você terá novas oportunidades”, expõe Jair. 

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Paulo Tadeu Figueira o evento foi positivo. “Trouxemos temas relacionados a marketing pessoal e empreendedorismo porque é uma situação que os acadêmicos das agrárias normalmente não possuem nos cursos de graduação, assuntos que estão em alta nessa época de pandemia e que complementam também os nossos temas acadêmicos. Nós tivemos inscrição maciça dos acadêmicos, assim como a voz de palestrantes reconhecidos nacionalmente”, explica o coordenador. 

O evento contou com a participação de convidados que expuseram sobre temas relevantes, sendo eles: Dr. Luiz Francisco A. Alves “Controle biológico de pragas nas grandes culturas?”, Everton Debertolis “Manejo integrado de pragas”, Pedro Henrique Zanella T “Hemodinâmica e choque em cães e gatos”, Dr. Andre Muniz Afonso “Os sentidos e a seleção dos alimentos no varejo”, Dra Charli Beatriz Ludtke “O bem estar em animais de produção - mitos e verdades” e Alex Sandro dos Santos “Carreira agrária e os campos de atuação”.

Por: Núcleo de Comunicação

24.09.2020

Galeria de Fotos

Estude nos Estados Unidos: Univel firma parceria com International Business School Americas
Acadêmicos de Direito participam de sessão online de mediação simulada