Univel realiza ação de conscientização do Dia Mundial da Água

Univel realiza ação de conscientização do Dia Mundial da Água

Univel realiza ação de conscientização do Dia Mundial da Água

O dia 22 de março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, o Dia Mundial da Água. O intuito deste dia é lembrar a população do mundo todo sobre a importância da preservação de nossos bens naturais, dentre eles, a água.

A água é um recurso natural essencial para a sobrevivência de todas as espécies e é uma das poucas substâncias que encontramos nos três estados físicos: gasoso, líquido e sólido. No organismo humano a água representa cerca de 70% de massa corporal e atua, entre outras funções, como veículo para a troca de substâncias e para a manutenção da temperatura. É impossível imaginar como seria o nosso dia-a-dia sem ela.

A água é de fundamental importância para a sobrevivência humana e dependemos dela para quase tudo, desde as coisas mais simples como para a produção dos alimentos que ingerimos, higiene pessoal, manutenção e limpeza de nossas casas, irrigação, construção, até as mais complexas como, nas indústrias onde utilizam grandes quantidades de água, seja como matéria-prima, remoção de impurezas ou na geração de vapor e na refrigeração, na produção de energia elétrica, no combate a incêndios e na agricultura, uma das que mais consome água.

A ameaça da falta de água e a poluição, em níveis que podem até mesmo inviabilizar a nossa existência, pode parecer exagero, mas não é. O mal uso, o desperdício e a poluição de nascentes e afluentes vem cada vez mais causando desastres ambientais e  colocando em risco a saúde da população e de todo meio ambiente.

Com o objetivo de cuidar melhor deste bem natural, a ONU criou a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Entre os 10 artigos da declaração, destaca-se a importância da consciência ambiental de todas as pessoas, além da preservação dos recursos hídricos. Segundo o Artigo 4º do documento, “o equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam”.

A Univel se preocupa e apóia questões sociais e ambientais e em comemoração ao Dia Mundial da Água, realizará uma ação de revitalização do Córrego Bezerra, um dos rios que abastecem Cascavel, fazendo limpeza, plantio de mudas, cadastro e conscientização dos moradores que residem próximo ao córrego. A iniciativa do projeto partiu dos integrantes do projeto de extensão, Incentivo, Treinamento e Ação na Recuperação e Preservação da Água – Itarpa, em conjunto com parceiros como, a Sanepar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Aprodis, Ong Amigos dos Rios, ODS, entre outras.

A ação será desenvolvida no sábado, dia 25 de março, das 8h30 às 13h30, próximo ao córrego Bezerra, na baixada da Rua Bororós, entre os bairros Santa Cruz, Santo Onofre e Alto Alegre.

Os interessados em participar podem inscrever-se até sexta-feira (24), pelo e-mail elizabet@univel.br, informando nome completo, telefone, curso e turma. Alunos receberão declaração com 6 horas de atividades complementares de voluntariado.

Cara nova e muitas novidades nos cursos de Comunicação da Univel
Univel realiza primeira aula do doutorado em Administração