Univel realiza Cerimônia de Lançamento da Apostila do Projeto Língua Portuguesa para Imigrante

Univel realiza Cerimônia de Lançamento da Apostila do Projeto Língua Portuguesa para Imigrante

Univel realiza Cerimônia de Lançamento da Apostila do Projeto Língua Portuguesa para Imigrante

 

Durante a cerimônia, foi realizada a palestra “Construindo minha história a partir do encontro com o outro”, ministrada pela Profa. Thais Thomazini e a entrega das apostilas
 

Na última sexta-feira (03), foi realizada a Cerimônia de Lançamento da Apostila do Projeto de Extensão: Língua Portuguesa para Imigrantes. O evento reuniu docentes, egressos e acadêmicos do curso de Pedagogia (Presencial e EaD) do Centro Universitário de Cascavel - Univel que são voluntários do projeto e os imigrantes participantes. Durante a cerimônia foi realizada a palestra “Construindo minha história a partir do encontro com o outro”, ministrada pela Profa. Thais Rocha Thomazini e a entrega das apostilas.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da Univel, Gislaine Buraki, durante o início das atividades do projeto, os professores utilizavam um material que apesar de auxiliar no processo de ensino, não abordava tópicos importantes, como a cultura e as tradições da região . “Quando iniciamos o projeto, os professores utilizam materiais que contribuiam com o processo do ensino da língua portuguesa, mas havia a necessidade de criar um material mais específico que trouxesse elementos da cultura brasileira e dados sobre o município de Cascavel. Neste sentido nós do curso de Pedagogia junto com a equipe da CREARE que realizou a diagramação, conseguimos produzir esse material didático tão importante”, explica Gislaine. 

A professora responsável pelo projeto, Marileia de Bone, explicou que o material foi elaborado entre 2020 e início de 2021 e contou com o apoio de egressos e acadêmicos do curso de Pedagogia da Univel para o desenvolvimento do conteúdo. “Nós escrevemos todo o material com muito carinho, levando em conta a realidade dos participantes e pensamos em atividades voltadas à oralidade, leitura e escrita. No ano passado, nós utilizamos esse material de forma online e esse ano podemos usufruir da apostila física”, 

O projeto atualmente conta com treze turmas abertas e uma com previsão de início para ainda esse mês. Sendo dez turmas na Univel e três no Colégio Sagrada Família, os participantes são separados em turmas de nível básico, intermediário e avançado (de acordo com o resultado da prova de nivelamento realizada no primeiro encontro). Há também casos de imigrantes que não foram alfabetizados em seu país de origem e que pelo projeto terão a oportunidade de aprender a língua portuguesa.

“Um exemplo é a turma n°10, que iniciamos esse ano, percebemos pela prova de nivelamento que são imigrantes que não foram alfabetizados no país de origem, então abrimos uma turma de alfabetização. A próxima turma de alfabetização, terá o apoio do imigrante Kervens Elien, que participou do projeto e hoje atua como tradutor e auxilia os professores no propósito alfabetizar outros imigrantes em língua portuguesa”, conta Marileia. 

Para que os conteúdos desenvolvidos pelos professores e acadêmicos de Pedagogia pudesse se transformar em uma apostila, o projeto contou com a participação dos acadêmicos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da Agência Experimental da Univel - CREARE, que realizou a diagramação desse material. “A Agência Experimental CREARE, como uma agência escola, tem como propósito fazer com que os alunos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico interajam mais com a sociedade, principalmente em um projeto tão importante que é o de Língua Portuguesa para Imigrantes, uma vez que ele tem cunho de desenvolvimento social. A nossa contribuição é fazer a vida dessas pessoas um pouco melhor através do trabalho gráfico realizado”, declara o coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da Univel, Rodrigo Cardoso. 

Durante o evento, foi realizada a palestra “Construindo minha história a partir do encontro com o outro”, ministrada pela Profa. Thais Rocha Thomazini e contou com a participação do Kervins Elien, que realizou a tradução simultânea em francês para que os imigrantes presentes pudessem compreender o que era dito. “A palestra busca problematizar a questão da nossa história, que é marcada pelo processo de encontro, desencontros, conflitos, semelhanças e diferenças. Desde o nosso nascimento, vamos nos construindo e também construindo outras pessoas que estão ao nosso redor. A Univel sempre acolheu e tratou com muito carinho a questão dos imigrantes e acredito que a palestra foi uma fala importante para essas pessoas que se desafiaram, saíram de seu país de origem e se depararam com uma outra cultura, outra língua e precisaram construir uma nova história, o que é muito significativo”, ressalta Thais. 

O evento contou com a participação do Reitor da Univel, Renato Silva deixou uma mensagem para os imigrantes que participam do projeto. “Contem sempre com a família Univel, nós demonstramos nosso amor ao próximo, por meio de atos, atitudes e realizando projetos como esse de Língua Portuguesa.O projeto proporciona conhecimento para vocês, para que possam melhorar de vida. Desejo sucesso, que Deus abençoe a todos e que tenham entusiasmo para vencer todos os obstáculos”, declara Renato.

 

Por: Núcleo de Comunicação

09.06.2022

 

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