Univel realiza parceria com o Conselho da Comunidade de Cascavel e Patronato Penitenciário

Univel realiza parceria com o Conselho da Comunidade de Cascavel e Patronato Penitenciário

Univel realiza parceria com o Conselho da Comunidade de Cascavel e Patronato Penitenciário

 

O projeto “Educar para Libertar”, tem como objetivo realizar ações de capacitação para os apenados em remissão de pena

 

Nesta semana, o Pró Reitor do Centro Universitário de Cascavel - Univel, Lucas Silva, assinou o termo de convênio com o Conselho da Comunidade e Escritório Social (representando Patronato Penitenciário de Cascavel), para iniciar o projeto “Educar para Libertar", que tem como objetivo realizar ações de capacitação dos apenados em remissão e auxiliar no processo de ressocialização. 

O projeto foi idealizado pelo Escritório Social e Patronato, a Univel em parceria irá contribuir com a realização de ações que serão desenvolvidas ao longo do ano de 2021 e 2022. De acordo com a professora do curso de Direito da Univel, Dra. Kátia Salomão, além de acompanhar todo o trabalho pedagógico, também será realizado diversos cursos com enfoque na reinserção no mercado de trabalho. “Sabemos que o apenado em remissão sofre para se inserir novamente no mercado de trabalho e se adaptar a sociedade, a Univel pensando nisso, vai oferecer alguns cursos como, Capacitação em Técnicas de Desenho, Capacitação em Alfabetização, Capacitação em Jardinagem, Capacitação em Panificação e Capacitação  em Cuidadores de Idosos”, conta Kátia.

De acordo com o coordenador do Escritório Social de Cascavel, Sérgio Vicente da Silva, o público de atendimento por mês realizado por eles é em média de 2.400 pessoas, entre monitorados, egressos e prestadores de serviço à comunidade. “É um grupo de pessoas muito carentes, porque são oriundos de unidades prisionais, tem pessoas que estiveram mais de 10 anos presos, que estão em liberdade e recebem um choque cultural muito grande. Estamos muito felizes com a parceria que está sendo efetivada, nós juntos vamos contribuir com esse público e para um  retorno digno para a sociedade”, ressalta Sérgio.  

Para o Presidente do Conselho da Comunidade, Rosaldo João Chemim, o projeto “Educar para Libertar” é importante para toda a sociedade de Cascavel e é o primeiro de muitos outros que podem ser estabelecidos futuramente. “Estou muito feliz de estar aqui representando o Conselho da Comunidade. Essa parceria é importante para todos nós, para o conselho,  para a Univel e para toda a comunidade. O Conselho da Comunidade está sempre à disposição e acredito que essa seja a primeira parceria de muitas outras que possamos estabelecer”, declara Rosaldo. 

 

Por: Núcleo de Comunicação 

17.09.2021

Galeria de Fotos

 

Radar de Inovação: Univel apoia projetos inovadores
Univel promove o 1° Seminário do Programa Residência Pedagógica