Univel realiza trabalho pedagógico com atividades criativas para capacitação de professores

Univel realiza trabalho pedagógico com atividades criativas para capacitação de professores

Univel realiza trabalho pedagógico com atividades criativas para capacitação de professores

 

Foram dias focados em aprendizado, compartilhamento de conhecimento e diferentes experiências entre os docentes 

O Centro Universitário de Cascavel - Univel realizou a Semana de Trabalhos Pedagógicos para iniciar o ano letivo de 2020 com foco e determinação. “O papel do professor é despertar no aluno o seu melhor, ajudar a transformar a vida das pessoas. Dessa forma é possível diminuir a desigualdade social e fazer com que tenhamos uma sociedade e um mundo melhor”, destaca o Reitor da Univel, Renato Silva. 

Para a advogada, professora e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Univel, Wanderléia Pereira Gomes Gaidarji, a formação docente é de fundamental importância para que os professores se preparem para o ano letivo. “Ao participar das atividades nós temos a oportunidade de nos atualizarmos em relação aos preceitos e valores da instituição. Além disso, a formação proporciona a integração entre os professores dos vários cursos ofertados pela Univel, a exemplo do desafio gastronômico, no qual equipes formadas por integrantes de cursos diversos prepararam coffee break em algumas noites. Merecem destaque também as palestras ofertadas, que muito acrescentam para o preparo e organização dos conteúdos ministrados”.

Desafio Gastronômico 

Os professores participaram do “Desafio Gastronômico” que teve como propósito relacionar a prática da gastronomia com a realidade do trabalho docente. “O trabalho de planejamento, organização e preparação de receitas, pode ser comparado ao trabalho do professor ao planejar e executar sua aula e disciplina pensando em como obter os melhores resultados com relação ao seu público-alvo, no caso, os nossos alunos que merecem o melhor”, ressalta a Pró-Reitora Acadêmica da Univel, Viviane Silva. 

Conhecimento Compartilhado

Na oportunidade o professor Paulo Tomazinho falou “Estratégicas Didáticas Assimétricas”, evidenciando as melhores maneiras de se ensinar e aprender, trabalhando com exemplos práticos capazes de serem realizados pelos docentes durante suas aulas. Já o oncologista Dr Ademar Dantas da Cunha Junior ministrou uma palestra para os docentes com o tema Espiritualidade - Visão do Profissional de Saúde. “A importância da espiritualidade interfere diretamente na condição emocional do docente, física e psicossocial, para que o professor possa transmitir o seu melhor para os alunos, agir e reagir de forma coerente com a situação, por isso estar preparado espiritualmente é essencial”, explica o Dr Ademar Dantas. 

O professor Rosaldo Elias Pacagnan trouxe em sua palestra uma reflexão a respeito das práticas no processo de ensino e aprendizado. “Abordei os métodos de ensino para que possam escolher os melhores ou mais aptos, caprichar na comunicação e aferir bem se os alunos estão compreendendo o conteúdo. É preciso ser persistente para alcançar os objetivos de explicar bem a sua matéria, fazer com que os alunos aproveitem o semestre ao máximo e por fim o objetivo transcendente que é formar um cidadão melhor que vai contribuir com o mundo”, diz o professor Rosaldo Pacagnan. 

Para a professora Karin Betiati, cada período de preparação de início de semestre é importante. “Sempre tem as surpresas, esse ano especialmente gostei muito da palestra que tratou a respeito da inteligência espiritual. Acredito que através dessa fala conseguimos ter um olhar mais amplo para o outro e uma semana de capacitação precisa focar não só na parte técnica, mas também na parte humana, visto que estamos aqui para isso, para lidar com pessoas”, conclui a professora Karin Betiati.

Por: Núcleo de Comunicação

27.02.2020

Galeria de fotos

Guia para os recém-chegados!
Univel sedia I Encontro Diocesano da Pastoral Política da Arquidiocese de Cascavel