Viagem pelo mundo: Univel recebe professora da República Checa para aulas de comunicação

A professora ministra palestras sobre escrita criativa e didática, já trabalhou em rádio e atualmente viaja o mundo ensinando sobre comunicação

Já pensou em viajar pelo mundo? Com o propósito de viver novas experiências, a professora Martina Dolezalova decidiu embarcar em uma viagem pelo mundo realizando projetos de voluntariado. Professora de inglês e checo para estrangeiros na Universidade de Praga, capital da República Checa, ela escolheu vir para o Brasil compartilhar seus conhecimentos na área da comunicação e através do site de voluntariado workaway.org chegou até o Centro Universitário - Univel pelo professor Giovani Pinheiro. “Os alunos estavam com os olhos brilhando em conhecer a história da Martina, em especial para as mulheres estudantes de jornalismo, que ficaram encantadas de saber que é possível uma mulher viajar pelo mundo de forma independente atuando em sua profissão. A participação da professora nas aulas aconteceu de forma muito positiva”, observa Giovani.

A presença de Martina nas aulas de comunicação trouxe um brilho especial. Ela foi entrevistada pelos alunos, deu aulas e palestras em parceria com o professor Giovani Pinheiro, que facilitou os momentos realizando a tradução do inglês para o português.  “Quando decidi viajar pelo mundo tive que mudar minha percepção de vida e estar aberta para conhecer novas culturas, costumes e pessoas. Fiz uma programação financeira para isso, mas o fantástico dessa experiência está em não saber o que te espera. Sei que vou para determinado país ou cidade, mas não sei como será e quem vou encontrar no caminho”, conta a professora.

Quem é Martina?

Pintora, fotógrafa, escritora, professora de Yoga, já trabalhou em rádio e também  é editora-chefe do portal cultural www.nenudtese.cz. Ministra palestras sobre escrita criativa e didática. Na oportunidade, Martina também falou sobre o leque de possibilidades de atuação que profissionais da área da comunicação e tecnologia têm caso tenham o desejo de viver como nômades digitais. “Você pode viajar e trabalhar ao mesmo tempo, desde que tenha foco, disciplina e clareza dos seus objetivos. Jornalistas, fotógrafos, publicitários, designers, profissionais de TI e também outras profissões novas que estão surgindo te dão essa possibilidade”, explica.

Para a acadêmica do curso de Jornalismo, Gesiane Sluzarski, a experiência de aula com a participação de uma estrangeira foi fantástica. “Eu achei interessante ela estar rodando o mundo com pouco dinheiro e fazendo trabalhos voluntários, é sempre bom conhecer pessoas de lugares e com realidades diferentes da nossa”, diz Gesiane.

20.03.2019

Justiça para todos: CEJUSC da Univel prestigia parceria entre Tribunal de Justiça do Estado e NCPJR
Egressos do curso de Gastronomia da Univel participam do programa Sou Chef Confeiteiros