Você sabe o valor do riso?

Com a palestra “Arte de Humanizar” e a oficina “Riso do Coração”, os Risologistas - Doutores do Riso trouxeram novos conhecimentos e muitas risadas

Em comemoração ao Dia do Artista (24/08) a Companhia Risologistas - Doutores do Riso realizaram a palestra “A Arte de Humanizar” para os alunos dos cursos de Artes, Pedagogia, Nutrição, Fisioterapia e Jornalismo. Temas como “o que é ser artista” e “o que é ser palhaço” foram abordados antes de uma apresentação divertida da Companhia.

A ideia de trazer os Risologistas surgiu do Professor Luiz Carlos Machado e da Coordenadora dos cursos de Artes e Pedagogia, Tânia Kaminski, que tinham como objetivo proporcionar uma experiência humanizadora aos alunos. “A palestra trouxe reflexão sobre o papel da Arte, sobre as experiências vivenciadas pelos integrantes da Companhia em sua trajetória profissional e pessoal, associando o trabalho artístico a uma filosofia de vida preocupada com o próximo. Os alunos aprenderam a importância da arte no campo social. Foram estimulados a seguir em frente com seus propósitos como artistas e acreditar na arte como elemento transformador da sociedade em que se vive”, explicou Tânia.

No sábado os alunos do curso de Artes ainda participaram de uma oficina especial com o Risologista Alfredo Cruz chamada “Riso do Coração”, que trouxe alegria e conhecimento de uma forma bem diferente, trabalhando na evolução emocional, física, comportamental e comunicativa dos alunos. “O encontro demonstrou as possibilidades de utilizar a linguagem do Palhaço e seus elementos com o objetivo de promover mudanças positivas físicas, mentais, sociais e cognitivas em uma pessoa, ou grupo de pessoas, com problemas de saúde ou de comportamento”, ressaltou a Coordenadora Tânia.

Somando palestra, oficina e apresentação, o grupo demonstrou a importância do riso e trouxe valores humanizadores para os alunos. “A ideia dos risologistas irem até as universidades é uma busca por novos voluntários, pessoas que queiram realizar projetos sociais. Porque essa é a etapa da vida de escolhas, e se você consegue fazer algo bacana e que há um sentido em você ajudar o próximo, é muito recompensador” contou o fundador dos Risologistas Doutores do Riso, Alfredo Cruz, que agora também cursa Medicina, para transformar ainda mais o seu trabalho e a vida das pessoas.

28.08.2018

Acadêmicos da Univel desenvolvem atividades no Dia Nacional da Construção Social
Taborão reunirá jovens da região