XVI Jornada Científica da Univel

O evento recebeu palestra do renomado professor Clóvis de e Barros Filho apresentação de trabalhos acadêmicos

A 16ª edição das Jornada Científica da Univel aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, organizada pelo Centro de Pesquisa e Extensão - CPE, com o tema “Liberdade e Iniciativa”, e recebeu com o auditório lotado uma palestra especial do advogado, jornalista, escritor e professor, Clóvis de Barros Filho.

O tema abordado é de grande valia para o momento da graduação, onde o acadêmico se dedica muito em busca de um diferencial na carreira. “A palestra reforçou que temos que buscar, que é difícil, que temos que batalhar, é um tema muito importante para os acadêmicos. Ficamos com o conteúdo que ele trouxe, os alunos gostaram e pra mim este é o resultado positivo”, explica a Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão - CPE, Elaine Kronbauer.

Clóvis falou do ensinamento de Epicteto onde explica que só existem dois tipos de situação em nossa vida. “O primeiro tipo são situações que dependem de nós para acontecer, situações que dependem da nossa iniciativa, que é você quem faz acontecer”, explica Clóvis. “Mesmo sendo a sua iniciativa é responsável por um pedaço da vida, a segunda parte acontece sem que você tenha desejado, imaginado ou planejado. Estes são aqueles acontecimentos que apesar de não termos controle sobre eles, podemos escolher o que vamos, se vamos aprender e como vamos reagir”, ressalta.

O professor explica ainda sobre a constante busca da felicidade, pressupondo que ela está em algum momento futuro, quando a felicidade deve ser vivida nos momentos agora. Usou como exemplo o trecho da música de Samuel Rosa “vou deixar a vida me levar pra onde ela quiser”, e lembrou que este não deve ser lema, pois tem-se a liberdade de fazer as próprias escolhas e ir em busca dos objetivos, afinal cada um é responsável por si mesmo e pelo próprio sucesso.

O palestrante é autor dos livros “A vida que vale a pena ser vivida”, “Ética e vergonha na cara”, “Shinsetsu, o poder da gentileza”, “Política - Nós também não sabemos fazer”, “Em busca de nós mesmos”, entre outros livros que estão disponíveis na biblioteca da Univel para empréstimo e consulta.

No segundo dia de evento foram apresentados 180 banners, resumos e artigos científicos dos acadêmicos. Por meio destes trabalhos científicos, o acadêmico vai muito além de trabalhar os conteúdos programáticos, o aluno se torna o protagonista da sua carreira. “É neste momento ele cria o conteúdo, produz materiais e este é um dos aspectos mais importantes de fazer estes trabalhos. O aluno sai de recebedor e passa a produzir muito antes do tcc”, explica a Coordenadora do Centro de Pesquisa e Extensão - CPE, Elaine Kronbauer.

A apresentação de painéis e artigos permitem ao acadêmico compartilhar o conhecimento e experiência e desenvolver a prática da comunicação oral, além de estimular a interação entre alunos e professores de várias áreas. Para saber mais sobre os trabalhos apresentados e a galeria de fotos, acesse o link:

Confira a galeria de fotos do primeiro dia

07.11.2018

Curso de TADS da Univel é o 2º melhor no Paraná entre as IES particulares
Mais de 180 trabalhos científicos são apresentados na Jornada Científica da Univel