Acadêmicos de Nutrição participam de conversa sobre amamentação

A principal fonte de alimento do bebê nos primeiros meses de vida foi tema de uma conversa promovida entre os estudantes e o grupo Maternar

A primeira fonte de alimento de um bebê nos primeiros meses de vida é o leite materno. E disseminar esse ato de cuidado e amor foi o que motivou a coordenação do curso de Nutrição do Centro Universitário de Cascavel - Univel a promover uma conversa entre os alunos do 6º ano do curso com voluntárias do Grupo Maternar, de Cascavel. A ação celebrou o Agosto Dourado, mês que reforça e incentiva a amamentação e foi realizada como complemento dos conteúdos ministrados na disciplina de Nutrição Materno Infantil.

Para a coordenadora do curso, Raquel Goreti Eckert Dreher, é primordial que os alunos estejam cientes da importância dessa fonte de nutrição e incentivem as futuras mães a, sempre que possível, optar pela amamentação. “De acordo com a OMS o leite materno é o alimento mais completo até o sexto mês de vida do bebê, não necessitando de complementos como água, chá ou fórmula quando a mãe tem leite suficiente para alimentar o bebê”, informa. Pesquisas da OMS mostram, ainda, que cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade do bebê.

Assim, no dia 28 de agosto, a voluntária do grupo Maternar Elisabeth Ramos foi recebida pela coordenação, professores e alunos para a troca de informações sobre a amamentação materna.

Segundo Elisabeth, o grupo ampara mães, esclarece dúvidas e promove conhecimento por meio de palestras e artigos compartilhados nos grupos de aplicativo ou em encontros presenciais - suspensos, temporariamente em decorrência da pandemia da Covid-19. “A dificuldade de uma mãe pode ter sido a mesma de outra e ter onde compartilhar essa situação traz confiança e fortalece ainda mais o vínculo entre mãe e filho”, destaca.

E cada vez mais essa rede de apoio vem se fortalecendo e promovendo a disseminação de práticas que beneficiem as crianças. "Resgatamos com o grupo o conceito de aldeia, onde há uma colaboração conjunta no entendimento, na compreensão e no conhecimento sobre o desenvolvimento dos bebês e no papel da família. Assim, é possível fazer diferente, fazer melhor dentro do que a ciência apresenta em conjunto com o que foi praticado”, afirma.

Nutrição é na Univel
O curso de Nutrição da Univel tem o propósito de formar profissionais que promovam a saúde por meio da alimentação, por meio de estratégias nutricionais como a reeducação alimentar e o acompanhamento de restrições causadas por alergias ou outras condições.

Conheça mais sobre a profissão e a grade do curso no nosso site: https://www.univel.br/cursos-graduacao/nutricao.php

14.09.2021

CEJUSC - Posto Avançado Univel promove curso de Auxiliar de Conciliação
Semana Acadêmica Integrada fortalece o conhecimento dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Univel