Acadêmicos do curso de Pedagogia participam de oficina e atividade prática de Contação de Histórias

Acadêmicos do curso de Pedagogia participam de oficina e atividade prática de Contação de Histórias

Acadêmicos do curso de Pedagogia participam de oficina e atividade prática de Contação de Histórias

A convidada especial, Denise Farias, realizou uma oficina para ensinar formas de contar histórias e contribuir para a realização de atividades práticas dos acadêmicos

 

Os acadêmicos do 3° semestre do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Cascavel - Univel, participaram de uma aula de contação de histórias durante a disciplina de Fundamentos Metodológicos da Educação Infantil, com atividade prática proporcionada pela professora Marileia de Bone e tendo como convidada especial  a bibliotecária responsável pela Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos e especialista em contação de histórias, Denise Farias.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia da Univel, Gislaine Buraki, atividades como esta integram as ações desenvolvidas e os alunos tem a oportunidade de desenvolver trabalhos práticos que contribuem para a vivência profissional. A integração com profissionais externos ocorre na grande maioria das disciplinas e proporciona o elo de ligação com os conteúdos do curso, refletindo sobre as possibilidades e desafios. "A contação de histórias e a utilização da literatura deve ocorrer desde a primeira etapa da Educação Infantil, consolidando aprendizagens e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores pelos alunos", reforçou Gislaine.

Para a professora do curso de Pedagogia, Marileia de Bone, a convidada foi de extrema importância para ensinar novas formas e metodologias na contação de histórias e contribuir para os acadêmicos realizarem as atividades práticas da disciplina. “Nesta matéria, os alunos devem realizar atividades práticas de contação de histórias e a convidada Denise Farias contribuiu para a realização das atividades, por meio de uma oficina, onde explicou para os acadêmicos sobre essa metodologia de ensino e que formas existem de contar histórias. Foi uma noite produtiva, de reunir teoria e prática”, conta Marileia. 

Para a acadêmica do curso de Pedagogia, Léia Rodrigues Oliveira, a palestra foi de grande importância, porque ensinou diversas formas de utilizar a contação de histórias como forma de ensino na educação infantil e importante para a atuação como pedagoga.  “A contação de história proporciona para a educação infantil o crescimento e o desenvolvimento dos alunos, despertando neles a curiosidade, criatividade, imaginação e o interesse pelas histórias. Ao contar a história para a educação infantil, é de grande importância, saber lidar com a contação, usar falas diferentes, gestos, utilização de objetos, pois assim a história fica mais atrativa e divertida para eles, chamando cada vez mais atenção deles”, frisou Léia. 

Atividades práticas são de grande importância para todos os cursos de graduação, pois é nesse momento que aprende-se além da prática, as atividades que serão desenvolvidas após a conclusão do curso e é uma forma importante de aprendizado. Para o acadêmico do curso de Pedagogia, Lucas Matheus Almeida, as atividades são de extrema importância. “Na minha opinião a contação de histórias está sendo algo muito importante na minha formação, não só pela prática dela em si, mas também porque ajuda a desenvolver minha dicção, contando histórias eu falo melhor. Essa prática também ajuda a trabalhar minha assertividade, com o treino eu aprendo que linguagem e palavras são melhores para utilizar. Eu aprendo a utilizar o ambiente e situações diversas a meu favor, além de auxiliar na criatividade dos alunos, eu trabalho a minha própria criatividade contando histórias, seja conseguindo usar o espaço ao meu redor, improvisar novas falas ou lidar com as situações que os ouvintes trazem. Contando histórias também vemos os alunos se desenvolverem, eles evoluem sempre, e assim como todas as artes a literatura nos aproxima um pouco de nós, ou seja, as histórias nem sempre são só para os pequenos, elas também ajudam quem já é grande a crescer, e no fim sentimos que todos somos um tanto bem maiores do que nos percebemos no agora. As possibilidades e vantagens que essa atividade traz são inúmeras”, ressalta Lucas. 

 

Por: Núcleo de Comunicação

03.05.2021

 

Galeria de Fotos

 

Palestra “O contador do amanhã”, promove interação entre os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná
Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Univel, tem seu artigo científico classificado entre os melhores do 62° Congresso Brasileiro do Concreto (CBC)