Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Mecânica desenvolvem Heliodon

Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Mecânica desenvolvem Heliodon

Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Mecânica desenvolvem Heliodon

 

O desenvolvimento e execução do projeto foi feito pelos alunos e professores de Engenharia Mecânica e o equipamento será usado nas aulas práticas de Arquitetura e Urbanismo

Unindo os conhecimentos de Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo, os alunos e professores dos cursos do Centro Universitário de Cascavel - Univel desenvolveram um equipamento chamado Heliodon. É um instrumento utilizado para analisar a incidência solar em modelos físicos tridimensionais, ao colocar uma maquete sobre a mesa do Heliodon, por exemplo, é possível simular o movimento aparente do sol.

A Engenharia Mecânica contribuiu desenvolvendo e executando o projeto, que foi realizado no Laboratório de Fabricação Mecânica do Centro Tecnológico, proporcionando aos acadêmicos do curso uma experiência prática. “Durante a graduação os alunos aprendem sobre conceitos de fabricação mecânica, tais como usinagem, soldagem e conformação, conceitos que foram usados no projeto”, explica o Coordenador do curso, Germano S. C. Assunção. 

Já os alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo poderão utilizar o equipamento nos projetos práticos em disciplinas de conforto ambiental, projeto arquitetônico, paisagismo, urbanismo, bem como no Trabalho Final da graduação. “O Heliodon nos permite avaliar projetos arquitetônicos, paisagísticos e urbanísticos quanto à implantação, orientação solar e volumetria proposta, bem como obter soluções específicas de iluminação natural e insolação, como dimensionamento de aberturas e proteções”, ressalta a Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, Tais Brandelli. 

Por: Núcleo de Comunicação

10.11.2020

Galeria de Fotos

Cascavel de Ouro: alunos de Engenharia Mecânica da Univel participam na organização da disputa automobilística
Leitura restaurativa: alunos e professores de Direito da Univel arrecadam livros para detentos