Aula Magna de Direito desperta o interesse dos alunos pela Advocacia

Com o tema “Advocacia é, sim, uma boa profissão”, a aula proporcionou aos alunos conhecer mais sobre a profissão com o Dr. Nilberto Rafael Vanzo, que atua há 35 anos na área

Existem diversas áreas de atuação para o egresso de Direito. Juiz, promotor, delegado e cargos públicos são as primeiras opções que surgem na cabeça dos acadêmicos, que muitas vezes acabam esquecendo da área mais conhecida, a advocacia. Com a intenção de mostrar para os alunos a prática dessa profissão tão importante, a Aula Magna do curso de Direito do Centro Universitário de Cascavel - Univel foi com o Dr. Nilberto Rafael Vanzo, que traz consigo 35 anos de carreira e mostrou um pouco dessa experiência para os alunos e professores abordando o tema “Advocacia é, sim, uma boa profissão”. “No meu pensar, os acadêmicos, quando saírem daqui, devem se dar a chance de advogar, sentir o que é a advocacia, os prazeres e realizações que ela proporciona, sabendo que é preciso administrar uma carreira e isso não vai acontecer do dia para a noite”, explicou o Dr. Nilberto.

A teoria do curso já é ensinada em sala de aula, assim, além de ser essencial para os alunos conhecerem mais sobre as possíveis profissões em que poderão atuar, o objetivo da aula inaugural foi mostrar a experiência do Dr. Nilberto. “Pouco se fala da advocacia dentro de um olhar prático, a rotina e o dia a dia da profissão são diferentes, então a ideia foi justamente fazer isso, trazer alguém de fora do nosso mundo acadêmico para relatar as suas experiências profissionais. O aluno em sala de aula colhe toda a aprendizagem e também teve nesta palestra uma oportunidade de ouvir uma pessoa de fora, e que contribui para fazer o aluno refletir, melhorar a sua condição de estudo e pensar em opções para quando sair da faculdade”, conta o Coordenador do curso de Direito, Leandro Faccin.

Contando sobre a sua carreira e a evolução da profissão com o passar dos anos, o Dr. Nilberto buscou despertar o interesse dos acadêmicos para a área. “Eu gostei da palestra, do modo como o palestrante fez o nexo temporal, desde quando ele entrou na faculdade, então começou a trabalhar e ainda usou exemplos da profissão. Ele ainda comentou sobre o que os professores falavam a respeito, de como era em cada região do Brasil, e no decorrer da palestra foi mostrando a evolução do Direito, desde os anos 80 até hoje em dia, como as coisas foram mudando, colocando o pensamento dele na palestra de uma forma que inspirou a gente a seguir na carreira de advocacia”, contou a aluna do curso de Direito, Sarah de Albuquerque.

08.04.2019

Visita técnica a Itaipu proporciona novos aprendizados aos alunos da Univel
No Dia Mundial do Autismo acadêmicos recebem profissional para falar sobre o tema