Feira Sustentável: projeto dos cursos de Agronomia e Gastronomia aproveitam produtos e doam o lucro para entidades beneficentes

Utilizando as produções da Fazenda Escola, os alunos de Gastronomia preparam alimentos para a venda por preços acessíveis

Colocando em prática os aprendizados adquiridos no decorrer do curso e ainda fazendo o bem para quem precisa, os alunos de Gastronomia e o curso de Agronomia estão promovendo a Feira Solidária no Centro Universitário de Cascavel - Univel. O objetivo é aproveitar os produtos da Fazendo Escola e doar o valor arrecadado para entidades beneficentes. “Parte de tudo que é produzido na Fazenda Escola vai para a Gastronomia e o restante doamos. Nossa ideia foi otimizar a produção e aproveitar tudo”, explica a Coordenadora do curso de Agronomia, Vanessa Taques Batista Josefi.

Toda segunda-feira a tarde os alunos do 1º e 2º ano de Gastronomia se reúnem para planejar as produções, preparando para a venda conservas, geléias, sal temperado, doce de abóbora, bolos, tortas, entre outros e ainda lavando e embalando as verduras. “Verificamos toda semana quais produtos estão na hora da colheita para planejar e encaminhar para a feirinha. Então temos hortifruti, com alface, rúcula, espinafre, alho poró, e quando vem algum produto em grande quantidade que podemos processar, utilizamos da criatividade e das técnicas de cozinha”, conta a Professora Gabriela Bucaneve Guedes.

O aluno de Gastronomia, Lucas Fernandes de Lima, participa do projeto e adquiriu muitos aprendizados. “É muito legal vir aqui e fazer alguma coisa diferente que as pessoas acabam comprando, porque muitas vezes não encontram esses produtos orgânicos no mercado. Aprendi a selecionar as comidas e a conversar com o público, é muito gratificante”, conta Lucas.

A Feira Solidária acontece toda a terça-feira na cantina da Univel, das 9h às 10h30, e o objetivo é que comece a acontecer durante a noite também. Além dos produtos orgânicos de qualidade da Fazenda Escola e da produção dos alunos de Gastronomia, os preços são acessíveis para que todos possam adquirir.

24.06.2019

Alunos de Direito participam de Concurso de Oratória
Acadêmicas de Pedagogia realizam intervenção para conscientização ambiental na Univel