Posto Avançado do CEJUSC, da Univel de Cascavel, recebe Selo Circulando Por Aí, do Tribunal de Justiça do Paraná

O Posto Avançado do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), do Centro Universitário Univel, de Cascavel, recebeu o Selo Circulando Por Aí, Tribunal de Justiça do Paraná do (TJPR). O encontro foi realizado, na segunda-feira (29), no Fórum. O certificado é um reconhecimento para as unidades judiciárias com práticas restaurativas efetivas.

O Posto Avançado da Univel é o 1° a receber o selo, diante de práticas realizadas na instituição de ensino superior, pelo desenvolvimento de “Círculos de Paz”. O professor e coordenador do Posto Avançado, Leonardo da Silva Garcia, comenta que a metodologia de ensino, proporciona perspectivas de humanização das relações.

“A partir desses métodos, temos sem dúvidas a humanização das relações e uma visão de humanizar o tratamento do conflito, vendo por uma perspectiva positiva e
construtiva”

O coordenador ressalta, ainda, relevante a realização de Círculos de Construção de Paz na universidade.

“É inovador, porque possibilita algo que o poder judiciário vem desenvolvendo há algum tempo e algo muito maior que é esse movimento da Justiça Restaurativa. E a possibilidade desse trio: Justiça Restaurativa, Poder Judiciário e ensino superior juntos, é uma proposta que pode fazer diferença na sociedade, especialmente para os nossos acadêmicos que serão agentes de transformação da sociedade. A partir desse contato que eles têm com esta forma de interação e resolução de conflitos, que proporcionam um novo caminho”.

A universidade, em conjunto com os acadêmicos, exerce um papel de expansão da Justiça Restaurativa e conforme a Juíza e Coordenadora Gabrielle Britto de Oliveira,
para diminuir os conflitos e promover a cultura de pacificação social é necessário utilizar essa ferramenta.

Através das Conciliações, Mediações, Justiça Restaurativa, que segundo o TJPR, é um procedimento que prioriza o diálogo entre as partes, para buscar maneiras de solucionar conflitos, os acadêmicos de direito da Univel, podem exercer uma metodologia diferente das tradicionais, colocando em prática na academia, o que vão
exercer no futuro.

Para a acadêmica de direito, do décimo semestre, Fernanda Cristina dos Santos, é muito importante o trabalho desenvolvido pelo CEJUSC, pois integra os acadêmicos
com os métodos.

“O Círculo de Construção de Paz, é uma atividade muito gratificante, além da troca de experiências e sentimentos, o trabalho em grupo proporciona uma visão mais ampla, ajudando a nos reconstruir internamente e ressignificar o que guardamos, trazendo um sentimento de paz e de gratidão ao final".

Para a Gestora Administrativa, do CEJUSC Comarca de Cascavel, Marisa Kremer, é a partir da Justiça Restaurativa que as pessoas conseguem experienciar um novo olhar. No caso do Círculo de Paz, são abordados diversos assuntos, entre eles: a autoanálise, enxergar os seus sentimentos, necessidades e entender como podem atuar para reconhecer esse sentimento de coletividade nos grupos. A partir dessa formação específica, o acadêmico pode atuar em processos judiciais encaminhados para o centro para serem realizadas as técnicas de Justiça Restaurativa. É um novo viés de experiência, na prática acadêmica.

O CEJUSC de Cascavel trabalha com: Conciliação, Medição, Justiça Restaurativa, todas as formas de resoluções de conflitos. O curso de direito do Centro Universitário
Univel, trabalha em conjunto com o órgão, na resolução de conciliações pré-processuais, que em muitos casos evita ação judicial.

Segundo o coordenador e professor Leonardo da Silva Garcia, o posto avançado de direito da Univel, oferece o serviço de conciliação e mediação para toda a comunidade, gratuitamente nos assuntos que envolvem família, direito do consumidor, questões contratuais, entre outros conflitos. A população pode comparecer na Univel, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h para avaliação e discussão do caso.

Posto Avançado CEJUSC Univel promove entrega dos certificados de conclusão do IV Curso de Formação de Auxiliares de Conciliação
Lançamento de livro sobre acolhimento familiar reúne autoridades e acadêmicos, no auditório da Univel