Educação no campo é tema de palestra para alunos de Pedagogia da Univel

Educação no campo é tema de palestra para alunos de Pedagogia da Univel

Educação no campo é tema de palestra para alunos de Pedagogia da Univel

 

Durante a disciplina de “Movimentos sociais e educação do campo”, a turma recebeu uma convidada especial para debater sobre os aspectos da educação rural

A semana dos acadêmicos do curso de Pedagogia do Centro Universitário - Univel, iniciou com uma palestra da  convidada especial, a professora Dra. Maristela Solda, ministrada pela professora Thais Damaris da Rocha Thomazini. O tema abordado na palestra foi “A educação no campo e as suas características”. 

Para a Coordenadora do curso de Pedagogia da Univel, Gislaine Buraki, o campo é um espaço, onde é essencial a atuação de uma educação que agregue e que respeite as  questões locais. “Os acadêmicos de Pedagogia tiveram uma palestra com a professora e doutoranda Maristela Solda, que possui experiência na educação do campo, movimentos sociais e pesquisa na área da educação rural. A convidada trabalhou com os alunos a respeito da concepção da educação no campo, a identidade dos estudantes e a importância da atuação do pedagogo nesses espaços.” ressalta Gislaine. 

O momento foi de grande importância para os acadêmicos conhecerem de forma mais detalhada as diretrizes da educação rural, os projetos pedagógicos e educacionais, bem como os desafios que envolvem a educação no campo. A convidada também respondeu as dúvidas sobre as diferenças entre a educação urbana e do campo e os impactos da pandemia. “A professora abordou sobre as dificuldades vivenciadas pelas escolas do campo de modo geral, os desafios no que diz respeito à formação inicial e continuada de professores para atuar nessas escolas, e a importância de desconstruirmos a concepção de escola do campo enquanto atrasada e sem qualidade, e compreendermos essa modalidade de educação enquanto elemento de transformação social e valorização do saber popular” conta a professora do curso de Pedagogia, Thais Rocha Thomazini. 

Por: Núcleo de Comunicação 

08.04.2021

Galeria de Fotos

 

Professor da Univel tem artigo publicado na mais importante revista científica sobre a produção de organismos aquáticos
Exposição Virtual: Um pouco de tudo