Professor Cezar Versa conclui Doutorado em Letras

Ser um Doutor é a comprovação de muito estudo, leitura, conhecimento e sem dúvidas, muito esforço e dedicação. Título merecido ao professor da Univel, Cézar Roberto Versa, que concluiu o Doutorado em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

O foco de sua pesquisa foi em análise do discurso, com o tema “Duas sendas do discurso psicótico em, O dia em que matei meu pai: esse silêncio... Você ainda está aí?”. O professor conta que além do foco da área de letras, a análise do discurso, também buscou o conhecimento da psicanálise, da medicina da psiquiatria com a linguagem.

Os cursos de Doutorado tem duração em média de quatro a cinco anos e embora a carga horária não seja grande, os estudos e leituras por conta própria exige muita dedicação. Esta “carga horária extra” se deve ao fato de que, no Doutorado, a tese deve conter um ponto de vista inédito, contribuindo assim para o avanço do conhecimento. São muitos desafios enfrentados nesta caminhada, “desafio é a dedicação, a demanda de leitura, os prazos. Porque a gente trabalha, eu não peguei bolsa, continuei trabalhando, então tive que conciliar o tempo de trabalho com o estudo”.

Esta busca pelo conhecimento é essencial para o mercado de trabalho, assim como para o meio acadêmico e para vida. O Professor Cezar Versa explica que “é fundamental que as pessoas busquem o saber, não para ser melhor, mas para se tornarem pessoas com melhor entendimento sobre as questões que as envolvem”. Cézar já ministrou aula em diferentes cursos de graduação e pós-graduação da Univel, também foi Coordenador do Curso de Jornalismo e do Centro de Pesquisa e Extensão. “Eu adoro ser professor e a relação com o aluno é muito legal. Uma relação de cumplicidade”.

Na Univel, mais de 60% de seus professores são mestres e doutores, e este número cresce a cada ano, pois o corpo docente, assim como o Professor Cezar, tem buscado continuamente a especialização. Conhecimento que é repassado aos alunos resultando em mais qualidade de ensino, comprovada no conceito 4 no Enade em 90% dos cursos da instituição. “Se você quer continuar estudando, continue estudando. Não ache desculpas, vai ser difícil, vai. Estudar não é fácil, mas é extremamente prazeroso perceber tudo o que aprendemos e podemos fazer em relação ao que o estudo nos oferece”, concluiu o professor.

Cezar Roberto Versa

É graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Univel e em Letras Português-Inglês pela Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Também é Mestre em Letras e agora Doutor pela mesma Universidade. É professor vários cursos de graduação e pós-graduação na Univel, e coordena diferentes projetos de extensão e pesquisa na instituição. Ele também é professor no Colégio Marista.

03/04/2017

Professor Cezar Versa é aprovado no Doutorado

Alunos de Jornalismo visitam bastidores de debate
Coordenadora da Tutoria EAD tem artigo aprovado em foro internacional