Univel tem grande número de aprovados no Exame de Suficiência de Contábeis

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), publicou na última segunda-feira (21/11), no Diário Oficial da União, o resultado do 2º Exame de Suficiência de 2016.  Na lista de aprovados, estão os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da União Educacional de Cascavel – Univel.

Ao todo, 67 alunos da instituição fizeram o Exame de Suficiência. Desses, 28 foram aprovados, o que representa um percentual de 41,79% de aprovação. Se comparado com as médias nacional e estadual, o nível de aprovação da Univel é superior. Sendo que, a instituição soma 92% a mais de aprovados que a média do Brasil de 21,73%. E 49% a mais em relação ao Paraná que teve o índice 28,01% de aprovados.

O Exame de Suficiência tem o objetivo de comprovar o conhecimento médio para que o Bacharel em Ciências Contábeis possa exercer as suas prerrogativas funcionais no mercado de trabalho. O teste é um dos pré-requisitos para a obtenção do registro profissional da área no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Univel, professor Jader Alexandre Rocha, os índices de aprovações demonstram a qualidade do curso, haja visto, o nível de dificuldade do exame. “O resultado mostra claramente o compromisso que todos temos quando resolvemos sair de nossos lares para mudar vidas”. Confirmando que o conteúdo trabalhado em sala de aula, está plenamente de acordo com as exigências do Ministério da Educação (MEC) e de acordo com as diretrizes exigidas do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). "Mesmo os alunos que não passaram confirmam que 60% a 70% das questões foram discutidas em sala de aula", destaca.

Ainda segundo Jader, a preocupação que a instituição tem com a qualidade do ensino e o comprometimento do corpo docente são fundamentais, não só para uma boa formação, mas também no preparo dos alunos para o Exame de Suficiência do CFC. “Os professores da Univel tem uma enorme dedicação para uma boa formação dos acadêmicos" e isto, o coordenador considera ser um diferencial do curso.

Os alunos aprovados foram unânimes ao afirmar que os conhecimentos adquiridos em sala de aula favoreceram nesta conquista. "Eu pude perceber que realmente o que os professores ensinam em sala de aula cai bastante no exame. Eu conversei com alunos de outras instituições e ficou claro a superioridade que temos na qualidade do ensino em comparação com o curso de contabilidade de outras faculdades", afirma a aluna Ana Paula de Oliveira.

A aluna Maresha Claudia Presrlak, completou que  "os alunos que prestaram atenção nas aulas e nos dicas que os professores traziam, conseguiram fazer a prova tranquilamente. Desta forma, os ensinamentos serviram como norte para obtenção desta conquista ".

O teste é aplicado a todos os alunos que queiram obter a carteira profissional. Não é obrigatória ter a carteira, mas é exigência para algumas áreas da contabilidade como, para atuar como contador, assinar balanços, auditorias e até alguns tipos de perícias.

As provas foram aplicadas no dia 16 de outubro. Ao todo, 41.179 mil bacharéis em Ciências Contábeis fizeram o exame. Destes, 8.947 mil foram aprovados. Pode fazer a prova de Bacharel em Ciências Contábeis somente o candidato que esteja cursando o último ano do curso ou que tenha efetivamente concluído a graduação em Ciências Contábeis.

Profissionais:

Hoje no Brasil são mais de 500 mil profissionais da área contábil, sendo que desses, mais de 30 mil estão no Paraná.

O número é significativo, no entanto, segundo o CRC, existe escassez de mão de obra, tendo em vista, a grande área de atuação do profissional de contabilidade.

Univel tem grande número de aprovados no Exame de Suficiência de Contábeis

Univel presente no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade